Cerca de 18 jornalistas da seccional Tocantins da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Abrajet/TO, visitarão o Centro de Recepção Turista do Parque Estadual do Cantão, no município de Caseara, neste sábado, 10 de julho. O grupo viaja a convite da Fundação Universidade Luterana do Brasil no Tocantins, FULBRA, e será recepcionado pela bióloga Maria Amélia Maciel. Os jornalistas conhecerão as dependências do Centro e farão passeios de barco pelos rios Araguaia e Coco.
A visita está inserida no projeto Caravana do Turismo, idealizado pela Abrajet/TO. Ainda em Caseara, os jornalistas participarão da abertura oficial da temporada de praia, às 16h, além de realizarem outros passeios pelos principais atrativos turísticos do município, no dia 11.
“O Tocantins não é só o Jalapão e esta visita será muito importante para mostrar outras áreas onde o turismo ecológico é explorado”, destaca o presidente da Abrajet/TO, Belmiro Gregório. Para ele, a exuberância do Rio Araguaia tem como aliada a infra-estrutura de recepção aos turistas já existe na região.
Parque
A FULBRA assumiu a operacionalização do Centro de Recepção ao Turista, localizado na área do Parque Estadual do Cantão, em junho. A Instituição operacionalizará e fomentará atividades de ecoturismo e pesquisa científica em toda área do Parque Estadual do Cantão, dentro das normas do Plano de Manejo Ambiental.
O Parque Estadual do Cantão foi criado em 1998, estendendo proteção legal a uma área de aproximadamente 90 mil hectares. Entre os principais atrativos estão a diversidade biológica, o bom estado de preservação de rios, matas e fauna, além de funcionar como um “berçário” para a reprodução de espécies.