Com o slogan Bebê a bordo, eu também quero ajudar, as acadêmicas do 5º período de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, promovem, entre os dias 16 de setembro e 1º de outubro, uma campanha de arrecadação de itens do enxoval de recém-nascidos. A campanha é realizada em prol das adolescentes atendidas pelo projeto Casa de Marta. Nesta quinta-feira, 16, integrantes do projeto visitarão o campus, com a proposta de apresentar o trabalho realizado pela Casa de Marta à comunidade acadêmica. No hall de entrada, estarão expostas peças de artesanato produzidas pelas adolescentes.
A Casa de Marta acolhe adolescentes grávidas, geralmente carentes ou vítimas de violência sexual. O projeto visa a inclusão social das jovens mamães, por meio de cursos profissionalizantes, como o artesanato. As meninas também recebem atendimento de profissionais da área da saúde e apoio espiritual. Por meio da Casa de Marta, as adolescentes recebem encaminhamento às unidades de saúde para o acompanhamento pré-natal.
“Tivemos o primeiro contato com as adolescentes na disciplina de estágio em Saúde da Mulher. Realizamos uma série de palestras para orientar as adolescentes e realizamos o acompanhamento do pré-natal”, compartilha a acadêmica Antônia Cunha. A idéia da campanha surgiu durante o estágio. “A maioria não tem emprego e nem condições de comprar o enxoval”, observa a aluna.
A campanha será realizada com o apoio de toda comunidade acadêmica. Empresas e pessoas da sociedade também podem participar. As doações de itens novos e usados serão recebidas na Ouvidoria, DCE e lanchonete do CEULP/ULBRA.
Casa de Marta: Arne 12, Alameda 03, Lote 16, telefone (63) 225-2407.