O Capelão Geral da Ulbra, pastor Gerhard Grasel, de Canoas (RS), estará em Palmas, nesta sexta-feira, 29 de outubro, para a programação Reforma: Redescoberta da Bíblia. O evento, promovido pela Pastoral do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, tem como objetivo propor uma reflexão sobre os resultados da Reforma Protestante na sociedade, especialmente nas áreas Religiosa e de Educação. A data é comemorada no dia 31 de outubro, em todo mundo.
O evento é aberto à comunidade em geral, tendo como público alvo os acadêmicos que cursam a disciplina de Cultura Religiosa no segundo semestre. Serão realizadas duas palestras, às 8h e às 19h, em forma de debate, no auditório central da Instituição. Entre os debatedores está, ainda, o padre Sebastião Bezerra do Nascimento, professor de Exegese Bíblica.
História
A Reforma Luterana é celebrada em todo mundo em 31 de outubro. A data lembra o dia em que o monge Martinho Lutero afixou na porta do Castelo de Wittenberg suas 95 Teses, em 1517, questionando à luz da Bíblia alguns ensinamentos da igreja da época. Um dos pontos polêmicos foi a declaração baseada em Romanos 1:17, “o justo viverá pela fé”, contrapondo-se a idéia de que a pessoa deveria fazer sacrifícios para alcançar a graça de Deus. A atitude do monge gerou sua exclusão da igreja, em 1521, e sua respectiva perseguição. Durante o asilo, Lutero traduziu a Bíblia para a língua do seu povo, o Alemão. A invenção da Imprensa possibilitou que porções da Bíblia pudessem ser impressas e distribuídas na comunidade, sendo o primeiro livro completo a ser impresso na história da humanidade.