Promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica, por meio da utilização racional dos recursos naturais e de políticas socioeconômicas que valorizam a comunidade local. Com esta proposta, o Centro de Recepção ao Turista, em Caseara, sedia, a partir de quinta-feira (2/12), o I Fórum Internacional – Planejando Novas Atividades Econômicas na Amazônia. O evento, promovido pela a Foca – Fundação Oásis Cidade Aberta e a Open City Internacional Foundation (EUA), conta com o apoio do Governo do Estado, da Fundação Ulbra no Tocantins e várias instituições parceiras.
Até sábado, representantes de organizações governamentais e não-governamentais dos estados que formam a Amazônia Legal discutirão as ações que podem ser desenvolvidas na região. Entre os assuntos em pauta estão: agroindústria, turismo, energias alternativas, agregação de valor aos produtos locais, entre outros.
Durante o Fórum será criada uma comissão mista, com o objetivo de acompanhar as atividades iniciais e estabelecer uma estratégia de multiplicação das ações na perspectiva de uma rede integrada da região amazônica.
Abertura oficial
A abertura oficial do Fórum será realizada nesta quarta-feira, 1º/12, às 15h, no auditório do Palácio Araguaia, com a presença do governador Marcelo Miranda.