CEULP/ULBRA e Manfra disponibilizarão sinal gratuito de GPS
O Laboratório de Geoprocessamento do curso de Engenharia Agrícola do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, e a empresa Manfra (PR) disponibilizarão sinal gratuito de GPS (Sistema de Posicionamento Global) à comunidade.
A parceria possibilitou a instalação de uma Estação de Monitoramento Contínuo de GPS no campus, que receberá um sinal que poderá ser usado em um raio de até 300 km.
A Estação está em fase de validação. Posteriormente será homologada junto ao IBGE. Dentro de um mês, as informações geradas serão disponibilizadas, via Internet, em um link na página www.ulbra-to.br. No campus será instalado, ainda, um marco topográfico.
GPS
O sinal de GPS é utilizado nos serviços de topografia e cartografia com o objetivo de identificar a posição geográfica de imóveis, rios, estradas, etc. Para que haja precisão nas informações, são necessárias duas antenas, uma fixa e outra de navegação. “Com a Estação, topógrafos e profissionais da área poderão reduzir em até 50% os custos com equipamentos, pois o sinal da antena fixa poderá ser utilizado por qualquer pessoa”, observa o professor Gonzalo Vazquez. A antena fornecerá dados no formato RIMEX, que podem ser compreendidos por qualquer programa de informática.
Curso
Nesta terça-feira, 12, a partir das 14h, acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola conhecerão o equipamento e participarão de um curso com o representante da empresa Marfa. O treinamento acontece no Complexo Laboratorial, sala 555.
Informações: (63) 3219-8103 / 3219-8044 / 9214-2244 (professor Gonzalo)
Texto 035/05 – 12 de abril de 2005
Andréa Luiza Collet (MTB 083/TO)