Engenharia Agrícola do CEULP/ULBRA apresenta novidades na Agrotins 2005
O curso de Engenharia Agrícola do CEULP/ULBRA expõe na Agrotins 2005, uma casa feita de material solo-cimento (tijolo ecológico) com ferragens e instalações hidrosanitárias e elétricas.
O objetivo é apresentar uma alternativa para as propriedades rurais. O curso apresenta ainda aos pequenos produtores, um silo de armazenamento de grãos de baixo custo.
Na área de Tecnologia Pós-Colheita, os interessados poderão conferir inovações envolvendo o armazenamento de grãos e a determinação da umidade do ambiente. Os estagiários do curso de Engenharia Agrícola do CEULP/ULBRA irão explicar aos visitantes as melhores formas de manejo de grãos antes do armazenamento. Em parceria com o CNPq, o curso coloca à disposição dos interessados, dois boletins técnicos. O Laboratório de Geoprocessamento também estará instalado no estande do CEULP/ULBRA.
Segundo o coordenador do Curso, Silvestre Nóbrega, a Instituição, disponibiliza um modelo hidrológico que simula uma bacia hidrográfica (para simular chuva, bombeamento ou retirada de água de poços) e demonstra como é feito o escoamento de água superficial e subterrâneo. Cerca de 10 alunos por turno, estarão envolvidos na Agrotins 2005.
Quem passar pela Feira poderá acompanhar uma mostra de bovinos das raças Gir, Girolando, Jersy e Tabapuã e frangos Índio-Gigante do Campo Experimental (Fazenda da ULBRA).
Texto Portal – 04 de maio de 2005
Hamistelie Soares
Estagiária de Jornalismo