Acadêmicos de farmácia arrecadam medicamentos no CEULP/ULBRA
A arrecadação é uma extensão universitária e tem como principal objetivo, retirar das residências medicamentos que não estão sendo utilizados, bem como medicamentos com prazos de validade vencidos.
O curso de farmácia do CEULP/ULBRA realiza durante os dias 29 de agosto e 1° de setembro a 2ª Campanha de Arrecadação de Medicamentos e a 1ª Semana de Prevenção a Intoxicações. A ação acontece no hall da instituição durante os intervalos das aulas.
A arrecadação é uma extensão universitária e tem como principal objetivo, retirar das residências medicamentos que não estão sendo utilizados, bem como medicamentos com prazos de validade vencidos. A acadêmica, Tamyres Ribeiro Coelho diz que a campanha “busca diminuir os casos de intoxicação e informar às pessoas que os medicamentos podem causar distúrbios no ambiente em que está sendo guardado e conseqüentemente provocar infecções”.
Ao realizar a doação dos medicamentos as pessoas estarão se prevenindo da automedicação e de possíveis intoxicações, que a maioria das vezes vitimam crianças. Já os medicamentos que estiverem em perfeitas condições de uso serão doados a comunidade carente, sob orientação de médico ou farmacêutico.
No stand, acadêmicos do curso, realizam orientações sobre o uso correto dos medicamentos, dando dicas de como armazenar e conservar. Além de conscientizar a prevenção de intoxicações e de “aprender como falar a respeito do assunto de maneira simples, sem utilizar termos técnicos que muitas vezes os usuários do medicamento não compreende”, afirma, Mônica Teles Camargo, acadêmica do 4° período. A ação tem o apoio do Centro de Informação sobre Medicamento (CIM), um projeto do CEULP/ULBRA, que está instalado no Hospital Geral de Palmas (HGP).
Informações: 3219-8059
30 de agosto de 2006
Aline Pio - Estagiária de Jornalismo