Agroenergia e setor produtivo agropecuário são os assuntos abordados nesta edição
A maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região Norte, Agrotins 2007, inicia suas atividades no dia 9 e vai até dia 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Pelo sétimo ano consecutivo o curso de Engenharia Agrícola participa do evento. Nesta edição cerca de 20 alunos estão envolvidos nas atividades da feira.
No Espaço ULBRA (Casa de Solo-Cimento) que o curso possui dentro do centro agropecuário, os acadêmicos, orientados por professores, vão apresentar aos visitantes ações a respeito da difusão de novas tecnologias pós-colheita para agricultura familiar, por meio da apresentação de uma unidade modelo dos sistemas de secagem e armazenagem com técnicas alternativas de produtos agrícolas como paios e garrafa Pet.
Também será realizada uma demonstração de pesquisa, com a utilização de resíduo gerados da produção agrícola ·(no caso, cinza da casca de arroz) na produção do material Concreto para construção civil e agrícola.
Outra ação é a mostra de bovinos da raça Gir Leiteiro produzidos e criados no Campo Experimental do CEULP/ULBRA, com destaque na divulgação do trabalho de transferência de Embrião. Atividade esta desenvolvida em parceria com o laboratório móvel de produção animal da SEAGRO.
Parceria e aprendizado
Desde da primeira edição da Agrotins o CEULP/ULBRA é parceiro do evento. Ao longo desses sete anos, cerca de 50 alunos de Engenharia Agrícola passaram pela feira em cada ano.
Para o coordenador do curso, Silvestre da Nóbrega esta oportunidade dada aos acadêmicos é uma experiência ímpar. “Eles adquirem uma visão mais abrangente do que é o setor agropecuário, não tem noções apenas do sistema de produção, aprendem também sobre tecnologia”, ressalta.
2 de maio de 2007
Aline Pio
Jornalista – Mtb 303/TO