O projeto "Jalapão: Contrastes de uma terra dourada", desenvolvido pelos pesquisadores Msc.Irenides Texeira, Mardônio Parente,Drª.Conceição Previeiro e Msc. Silvestre Nóbrega através da Coordenação de Pesquisa e Extensão do CEULP/ULBRA, foi destaque no programa Globo Universidade.Através do quadro "Mérito Acadêmico", a pesquisadora Mestre Irenides Teixeira, professora de Comunicação Social do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP), apresenta um documentário fotográfico sobre as belezas, contrastes e ação do homem no Jalapão. “A ideia foi oferecer um olhar mais humano à região e mostrar detalhes e indícios da ocupação no local, uma vez que o parque é muito divulgado apenas por suas belezas naturais. As imagens potencializam essas belezas ao refletirem temas como o respeito pelo outro e pela vida que se preserva no local”, disse.Com o foco no Jalapão, o programa que foi ao ar no dia 17 de julho, e apresentou uma série de pesquisas inspiradas nas paisagens do maior parque estadual do Tocantins, que abrange oito municípios do Estado.Histórico do projeto:Em 2007 de uma conversa informal entre as professoras Irenides Teixeira e Conceição Aparecida Previero, considerando o brilho do Jalapão e a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi apresentada proposta de realizar uma Exposição Fotográfica para a direção do CEULP/ULBRA. Após aprovada, 1000 fotos foram registradas nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Juntamente com as professoras, participaram da expedição o professor Silvestre da Nóbrega e o fotografo Mardônio Parente.
Com o intuito de retratar a fragilidade do lugar, as necessidades e potencialidades das comunidades, o isolamento, a simplicidade, a riqueza cultural, os valores esquecidos, a beleza dos buritizais, as dunas, as águas transparentes. Com esse olhar nasceu a exposição “Jalapão: Contrastes de uma Terra Dourada”.
A abertura da exposição aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, professores, pesquisadores, artistas e convidados em geral. Também ficou exposta no Palácio do Governo, no Aeroporto Internacional de Palmas e no hall de entrada do CEULP/ULBRA.
Além da imprensa tocantinense, houve a divulgação da exposição nos sites: Terra Magazine, Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, na Confederação Brasileira da Fotografia e na Revista Nova Consciência.
Nesse contexto foi retratado um pouco do encanto e da magnitude do Jalapão, dos profissionais que ousam em desafios e do CEULP/ULBRA que cumpre o seu papel como Instituição de Ensino Superior.Assista o programa através do Globo Universidade.