A 10ª edição do Akádemo superou as expectativas

A realização do projeto atingiu o objetivo de integrar, vivenciar questões sociais e conscientizar todos envolvidos sobre a doação de sangue e cadastro de medula óssea

Por Danielle Teles – Palmas-TO
01/03/2011 • Atualizado em 01/03/2011 09:36

Com o objetivo de sensibilizar os acadêmicos sobre a prudência no trânsito e a importância da doação de sangue, a ATTM junto a Guarda Metropolitana de Palmas, simulou um acidente com pessoas reais, envolvendo um automóvel e uma moto na entrada da universidade. Essa cena, que impactou todos os presentes e os que passaram na Teotônio Segurado, aproximou as pessoas da realidade quanto aos acidentes, e à falta de bolsas de sangue no Hemocentro.


Uma das responsáveis pela captação de doadores do Hemocentro de Palmas, Geysy Lima, contou do envolvimento dos acadêmicos no cadastro de medula óssea e doação de sangue. “Os alunos receberam muito bem nossa equipe. Foram registrados 130 cadastros de medula óssea, e mesmo sem a unidade móvel, muitos alunos se dirigiram ao Hemocentro para doar sangue. Conseguimos 40 bolsas de sangue e com isso colaboramos com a missão de salvar vidas”, ressaltou Geysy.
 

Na realização das provas, o Corpo de Bombeiro e o Exército agitaram os acadêmicos com provas de resistência. Os grupos tiveram que completar um circuito com toda a roupa e equipamento de combate a incêndio. Já no Terraquarium, área de preservação ambiental do CEULP, o Exército auxiliou os grupos a percorrer uma trilha com as coordenadas de uma bússola.
 

A tarde foi marcada com provas de conhecimento sobre a legislação de trânsito, com a participação da Polícia Militar na realização do Quiz, no auditório central da Instituição. Além disso, as equipes apresentaram algumas músicas que foram criadas para comemorar o tema da 10ª edição. A premiação aconteceu na Agrovale, tendo como campeã a equipe Glóbulos, do curso de Engenharia Civil.


Como diferencial, o professor mestre Antônio César de Melo, comentou do envolvimento efetivo dos parceiros, do corpo docente e, principalmente, dos calouros. A professora doutora Conceição Previero, coordenadora de Pesquisa , Pós-graduação e Extensão, também destacou a participação de todos os parceiros, que foram mais do que colaboradores, foram realizadores do evento.
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento