A professora do CEULP/ULBRA, Valquíria Maranhão, ministrou ontem (27), às 14h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, uma oficina para aproximadamente 25 professores. A oficina faz parte da programação da primeira edição da Feira Internacional Literária do Tocantins – Flit.
A oficina teve como objetivo despertar o interesse dos professores pela literatura e o potencial didático dos folhetins no aprendizado dos seus alunos, além de apresentar aos estudantes uma ferramenta de ensino nova/diferente. Cerca de vinte e cinco professores participaram da oficina, onde pequenos grupos elaboram cordéis sobre a FLIT e os expuseram no hall de entrada da Assembléia Legislativa do Estado.
A docente Valquíria destacou a participação dos presentes. “Os participantes da oficina demonstraram interesse em conhecer e desenvolver tal atividade em sala de aula. Foram trabalhadas técnicas de elaboração de cordel, bem como socialização das experiências e dos resultados obtidos do Projeto Baú de leitura - parceria do CEULP com a Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros”, ressalta a professora.
Para os interessados em participar das oficinas da Flit, é só conferir a programação no site http://flit.to.gov.br/ .
Sobre a Flit
A primeira edição da Feira Internacional Literário do Tocantins apresenta como tema central a “Diversidade”, em comemoração ao Ano internacional dos Povos Afro-Descendentes, o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional da Química.
A Flit conta com uma programação cultural bastante variada, com o objetivo de agradar a todos os tipos de públicos. Com uma estrutura que vai além da praça dos girassóis, o evento proporciona o encontro entre quem participa com os grandes protagonistas do evento, os autores, escritores, poetas e pensadores.