Encontro une escolas particulares de todo o estado

Evento propôs fortalecer a classe e buscar melhorias para o ensino básico e superior

Por Marcela Pires - Assessoria de Comunicação – Palmas-TO
30/11/2011 • Atualizado em 30/11/2011 16:31

O 1º Encontro Estadual das Escolas Particulares do Tocantins que aconteceu na sexta-feira (25), no auditório do Sebrae, visou despertar reflexões, explanar dúvidas, unir e fortalecer as instituições privadas de ensino do interior e da capital do estado. Durante o evento foram discutidos temas como, a importância e os processos do associativismo no sindicalismo; a relação das instituições com o MEC; a regulação e supervisão do ensino superior; e a formação de preços ofertados. A programação também contou com uma mesa redonda sobre os principais assuntos expostos, e por fim, tomou posse a Diretoria da Câmara do Ensino Superior.

 

O evento contou com a presença de diversos representantes de escolas do estado, da educação básica à educação superior. Marcaram presença, a presidente do Sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino do Estado do Tocantins (SINEPE-TO), professora Cláudia Cristiane de Andrade; o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (ABRAFI), professor Jorge de Jesus Bernardo; o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Cicinato Mendes da Silva Conselheiro; e os representantes da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) e da Secretária Estadual da Educação.

 

O atual presidente da ABRAFI, professor Jorge de Jesus, na oportunidade ressaltou que “o fortalecimento das instituições é a conquista permanente de um ensino superior de qualidade. E que devemos buscar isso, por meio do sindicato. Precisamos constantemente fomentar estudos e soluções para os problemas relativos à qualificação e aperfeiçoamento do ensino superior no País. A nova Diretoria da Câmera do Ensino Superior, formada pela presidente Sabrina Ribeiro e vice-presidente Kelen Mânica, comentou os próximos passos. “Uma das nossas ações, a partir do ano que vem, será visitar as instituições de ensino e trazer profissionais para capacitar o corpo docente e o corpo técnico administrativo, com custo mais baixo”, comentou a Diretoria.

 

A Diretora do SINEPE/TO, professora Claudia Cristiane de Andrade, explicou sobre a necessidade da criação das Câmaras do Ensino Básico e Superior. “O Sindicato representa o ensino básico e superior, entretanto os problemas são específicos, estamos formando as camadas para que cada uma possa descobrir os seus problemas e propor soluções”. A Diretora ainda falou sobre suas expectativas. “Pretendemos representar de forma efetiva a categoria, atender com mais prioridade, aumentar o número de associados e contribuir com a educação.

 

O encontro foi realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Tocantins – Sinepe. Correalizado pela Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas – ABRAFI e Federação Nacional das Escolas Particulares – FENEP. Contou com os parceiros: TOTVS, Assessoria Jurídica Solange Alves e Instituto Lótus de Formação e Desenvolvimento Pessoal. E apoio: Centro Educacional São Srancisco de Assis, Marista, Itpac, Itop, Fapal, Faculdades Objetivo, Dom Bosco, Unest, Colégio Sagrado Coração De Jesus, CEULP/ULBRA e Colégio Ulbra Palmas.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento