A pesquisa “O Uso do Twitter no Jornalismo Tocantinense: Análise de @robertatum” desenvolvida pelo aluno de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, do CEULP/ULBRA, Alan Monteiro, sob orientação da professora mestre Jocyelma Santana, acaba de ser publicada na primeira edição de 2012 da Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social.A pesquisa analisa as postagens identificando qual a relação entre o site e os seguidores do Twitter e foi financiada pelo Programa de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA, o PROICT.
O periódico eletrônico - disponível em http://www.portcom.intercom.org.br/ojs-2.3.1-2/index.php/iniciacom/issue/current - é semestral e abre espaço para pesquisas desenvolvidas por alunos e professores. Nesta primeira edição de 2012 estão publicados 11 artigos “que discorrem sobre múltiplos temas e apresentam variadas abordagens de análise sobre os processos comunicacionais da contemporaneidade”.
O material produzido por Alan Monteiro e Jocyelma Santana é resultado de dois anos de análise de perfis jornalísticos no Twitter. Conforme dispõe resumo do trabalho, “buscou-se por meio desse estudo, identificar como o Twitter está sendo adotado por um site de notícias do Tocantins”. Na apresentação, o resumo traz ainda o referencial teórico que embasa a discussão. “Na análise são adotados autores como Costa Bisneto (2008), que discutem as mudanças ocorridas no jornalismo com o desenvolvimento tecnológico”.
Em seu twitter nesta quarta-feira, 11, a jornalista Roberta Tum elogiou a publicação, dizendo “que bacana, fico feliz com o resultado”. De igual modo, também em seu perfil na rede social, o jornalista e assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Tocantins, Marco Tullio, destacou “parabéns ao aluno Alan e à professora, é claro. Menino inteligente que já é um excelente profissional”. Alan Monteiro atualmente estagia na Assessoria de Comunicação do órgão máximo da justiça tocantinense.