NAE promove Painel de Debates aos docentes do CEULP
Os debates buscam refletir sobre a prática pedagógica docente no Ensino Superior, propondo uma análise dos resultados da última prova do Enade de cada curso
Em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), o Núcleo de Atendimento Educacional (NAE) está realizando desde março um Painel de Debates sobre "A prática pedagógica e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)". A ação do NAE se estenderá até maio, com reuniões a cada semana com um curso em específico ou com cursos de áreas afins.
A ação tem como objetivo dar continuidade aos debates das últimas Semanas Pedagógicas, nas quais teve como foco reflexões sobre a prática pedagógica do professor universitário e suas especificidades em virtude do público com o qual trabalha.
Segundo a pedagoga Adriana Ziemer Gallert, a vantagem de se trabalhar grupos pequenos é que desta forma se tem a “oportunidade de trocar experiências, compartilhar vivências e esclarecer dúvidas, situações que mostram o fortalecimento do grupo de professores no processo de assumir cada vez mais os desafios da profissão da docência”, explica a professora.
Ainda como parte do encontro, o grupo realiza reflexões sobre a avaliação do Enade, destacando a importância da prática pedagógica estar vinculada a essas questões cotidianas da profissão, que podem ser refletidas no resultado do exame. Os cursos, nos seus Projetos Pedagógicos, têm como foco o desenvolvimento de competências profissionais nos seus alunos, sendo que esse é o aspecto principal das avaliações do Enade.
Cada curso terá um encontro específico com o NAE e a CPA para fazer uma análise dos resultados, e para elaborar ações pedagógicas em relação aos mesmos. Esse trabalho começará ainda nesse semestre com os cursos que farão o Enade nesse ano e terá continuidade a partir de agosto com os demais cursos.