Pesquisadores suecos conhecem potencial mineral do Estado

O professores-doutores são da Universidade de Tecnologia do norte da Escandinávia

Por Site Portal CT – Palmas-TO
19/04/2012 • Atualizado em 19/04/2012 10:27

Os pesquisadores Suecos estão realizando uma série de encontros entre os estudantes e profissionais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e estiveram nessa terça-feira, 17, reunidos como o presidente da Mineratins, Dorival Carvalho, diretores e técnicos da pasta. As informações são da assessoria de imprensa da Mineratins.



Durante o encontro o presidente da Mineratins apresentou um vídeo mostrando o potencial econômico e os indicadores financeiros do Estado, além de mostrar os ambientes geológicos do Tocantins.



Os pesquisadores são professores-doutores da Luleå University of Technology, que é a Universidade de Tecnologia do norte da Escandinávia e conduz pesquisas nas áreas de Engenharia de Minerais. A Universidade tem um volume de negócios anual de 70 milhões de euros e inclui 70 temas de investigação.



Os doutores Erling Nordlung e Jenny Greberg, que são especialistas em geotecnia e mecânica de obras civis, mostraram-se bastante impressionados com o potencial mineral do Estado. Eles também mostraram vídeos e fotos das minas de pesquisas da Suécia e as técnicas utilizadas para pesquisas.



De acordo com o pró-reitor de pesquisa da Ulbra, Erwin Tochtrop, esta série de encontros visa à busca de uma parceria entre as Universidades para pesquisa e intercâmbio de estudantes e pesquisadores Tocantinenses.



O presidente da Mineratins classificou o encontro como de grande interesse para o Estado, pois, a vinda de pesquisadores Europeus demonstra o interesse destes países em conhecer o potencial mineral do Tocantins o que pode gerar futuras parcerias.



Como gestor público e pesquisador desta área de mineração, destaco que a vinda destes profissionais para Palmas é de extrema importância, pois, podemos começar uma série de negociações entre o estado do Tocantins e a Universidade da Suécia, disse Dorival.


“O Tocantins está sempre aberto para mostrar seu potencial de negócios e começar novas parcerias, principalmente, com pesquisadores tão qualificados”, destacou.



Os pesquisadores retornam para a Europa nesta quinta-feira, após diversos encontros e palestras com estudantes e profissionais da Ulbra.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento