Acadêmicos de Comunicação Social do CEULP participam de Congresso

O evento é o maior encontro no ramo da comunicação na região Norte

Por Ricardo Patrésio - Estagiário de Comunicação – Palmas-TO
19/05/2012 • Atualizado em 22/05/2012 14:17

Em prol da pesquisa e conhecimento científico, acadêmicos dos cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda do CEULP/UBRA, participam da 11ª edição do Congresso de Ciência da Comunicação na Região Norte – INTERCOM.

 

O evento acontece entre os dias 17 e 19 de maio, na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Durante o congresso, os estudantes de comunicação vão apresentar os resultados das pesquisas científicas realizadas, além de participar de mesa-redonda, oficinas e mini-cursos.

 

Segundo o acadêmico do CEULP Alan Monteiro, a expectativa perante a participação de um evento como o INTERCOM, é enorme, visto ser a primeira vez que participo deste congresso, mas “embora eu me sinta tranquilo, não tem como negar aquele friozinho na barriga, porém eu e minha orientadora nos preparamos tanto nesses dois anos, que me sinto seguro com tudo que irei apresentar”.

 

O estudante já participou de outro evento científico em Goiânia, o SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e conta que, “a pesquisa na área da comunicação está dando os primeiros passos, e percebo o quanto estamos aquém de outros estados que já desenvolvem estudos na área de comunicação.” O acadêmico fala sobre a importância do congresso, “ter um evento desse porte aqui em Palmas, é uma oportunidade para aprendermos com nossos ‘vizinhos’, já que nesse evento teremos participantes de todo norte do Brasil”.

 

Nesta edição, serão apresentados 6 trabalhos produzidos por acadêmicos do CEULP. Na categoria Intercom Junior são: “Jornalismo e Novas Mídias Digitais: O processo da comunicação presente nas ferramentas do Twitter mais usadas por portais de notícias e colunistas políticos do Tocantins” por Alan Monteiro, acadêmico de Publicidade; “Do Jornal Impresso ao Webjornalismo: Técnicas de Produção e Edição na Era da Interatividade e Convergência das Mídias” por Carlos Henrique Gonçalves, acadêmico de Jornalimo; “A conectividade em Palmas: aplicação dos projetos de inclusão digital na vida das pessoas” por Ricardo Patrésio, acadêmico de Jornalismo e “Revisão histórica das metodologias de pesquisa sobre juventudes: da Paidéia à netnografia” por Rodrigo Correia, egresso de Jornalismo.

 

Na categoria Expocom são: “Season Addicted” por Vanessa Trindade, acadêmica de Jornalismo e “(En)Cena: A Saúde Mental em Movimento” por Geovanne Nepomuceno, egresso de Publicidade.

 

Intercom Norte e XI Congresso de Ciência da Comunicação na Região Norte

 

Segundo a página oficial do evento é a primeira vez que o Intercom Norte é realizando no estado do Tocantins. O objetivo é inserir o Estado, as universidades públicas e privadas e, por consequência, os seus cursos no cenário da pesquisa brasileira em Comunicação.

 

O XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte pretende reunir pesquisadores, professores e profissionais do Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá e Roraima. Além de Estados vizinhos, como Maranhão e Goiás.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento