I Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor acontece no CEULP/ULBRA

O evento tem como foco a luta pelo Movimento Antimanicomial

Por Por Ricardo Patrésio - Estagiário de Comunicação – Palmas-TO
23/05/2012 • Atualizado em 24/05/2012 18:40

O Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP e o Portal (En)Cena, realizam em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal do Tocantins, Ministério Público Estadual do Tocantins, Conselho Estadual sobre Drogas e Defensoria Pública do Estado, o I Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor. O evento acontece no dia 24 de maio com início às 8h no Auditório Central da instituição.

 

O foco do trabalho é discutir a luta pelo Movimento Antimanicomial e a maneira como o Sistema Único de Saúde – SUS, se organiza, suas formas de cuidado e como os setores lidam com essa questão, além da administração das redes , com a prevenção de adoecimento e a promoção de saúde. O Seminário tem como objetivo maior à criação e implantação do Fórum Permanente de Saúde Mental do Estado do Tocantins.

 

A inscrição é gratuita pela página oficial do Seminário.

 

 

Movimento Antimanicomial

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde - SUS.

 

 

Programação

 

8h

Credenciamento.

 

8h30

Mesa de Abertura.

 

9h

Mesa de debatesobre: “Saúde Mental e rede de cuidados no Brasil e no Tocantins”.

Debatedores: Paulo Duarte de Carvalho Amarante, Ester Maria Cabral e Graziella Barbosa Barreiros.

Coordenador da mesa: Victor Melo.

 

12h

Intervalo

 

 

14h às 15h30

Mesa de debatesobre “Saúde Mental e Justiça: um debate intersetorial

Debatedores: Paulo Duarte de Carvalho Amarante, Maria Roseli de Almeida Pery, Marlon Costa Luz Amorim e César Gustavo Moraes Ramos.

Coordenadora da mesa: Graziela Scheffer Machado.

 

15h30 às 18h

Plenária de formação do Fórum Permanente de Saúde Mental do Estado do Tocantins

Coordenação: Representante do Grupo Condutor de Redes.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento