Acadêmicos de Educação Física e de Biologia trocam experiência com alunos e professores de escola indígena e quilombola

Por Prof. Maria Aparecida da Rocha Medina – Palmas-TO
23/06/2012 • Atualizado em 25/06/2012 11:37

Para melhor compreender a dialogicidade entre o Projeto Político Pedagógico, o Currículo e a Gestão de uma unidade de ensino. A turma de Currículo e Gestão em Ambientes educativos (Educação Física e Biologia) do CEULP/ULBRA visitou algumas escolas públicas e privadas, instituições educativas e também, uma escola indígena Xerente e do campo, na comunidade Quilombola de Barra de Aroeira.

 

Para os acadêmicos essa experiência foi importante, pois puderam confrontar a teoria estudada na universidade com a prática nas diferentes realidades. Durante as visitas, eles observaram aulas, pesquisaram o PPP, conversaram com professores e gestores, realizaram atividades lúdicas e recreativas com as crianças.

 

Essa vivência proporcionou estudos e reflexões acerca da diversidade cultural, uma vez que essa temática é muito debatida, principalmente durante a construção do PPP e da Proposta Curricular das Instituições de ensino. Eles entenderam que os conhecimentos e tradições culturais, conteúdos vivos de cada povo, devem sim, fazer parte de um Currículo diferenciado e intercultural conforme preconiza as Leis Diretrizes e Bases- LDB 9.394/96.

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