Asas do Jalapão encerra atividades

Perspectivas para a conservação das Áreas Protegidas são positivas

Por Ascom - Naturatins – Palmas-TO
29/08/2012 • Atualizado em 29/08/2012 09:15

 “O que construímos nesses dias de capacitação e integração entre os professores e diferentes instituições será o começo de um grande trabalho. Ficamos sinceramente confiantes de que estamos trilhando um caminho próspero na conservação das áreas protegidas da região do Jalapão”. Avaliou o analista Ambiental da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins – ICMBio, Máximo Menezes Costa, durante o encerramento do curso de formação de Agentes de Sensibilização Ambiental - Asas do Jalapão.

 

As capacitações aconteceram entre os 19 e 21 no município de São Felix do Tocantins e nos dias 23 a 25, em Ponte Alta do Tocantins, com atividades voltadas para a sensibilização dos professores da rede pública de ensino nos municípios.

 

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins atuou como parceiro nesta empreitada junto aos parceiros voltados para a preservação e sensibilização ambiental tais como Semades – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, JBB – Jardim Botânico de Brasília e CEULP/ULBRA – Centro Universitário Luterano de Palmas que buscam demonstrar, de forma dinâmica, novas técnicas de ensino.

 

Ao encerrar esse ciclo do curso, os professores que participaram das oficinas, palestras e dinâmicas apresentaram e defenderam seus Projetos Pedagógicos de Educação Ambiental que foram construídos mediante o andamento do curso e com a supervisão dos técnicos e palestrantes que formam o grupo responsável pelo curso.

 

Após três dias de curso, os participantes puderam absorver as mais diversas técnicas de ensino para a vertente de educação ambiental.

 

A educadora ambiental do Jardim Botânico de Brasília, Fabíola Lima, observou como fator positivo para as respostas deste trabalho inicial, a receptividade dos municípios por onde passaram. “Todos se mostraram abertos a novas ideias e ao processo de formação como troca de experiências, o que surpreendeu na qualidade dos projetos apresentados, e o mais importante será a execução dos mesmos durante os próximos meses em suas escolas”, disse.

 

Para a consultora da Jica, Cassiana Moreira, “o balanço que se pode obter desta jornada é que a sensibilização ambiental é uma trajetória, e a escola tem um papel fundamental nessa caminhada que deve ser construída junto àqueles que serão o futuro do Jalapão, ou seja, seus próprios filhos e estudantes”, avaliou, completando que a integração de todos foi muito importante para que os professores tivessem a chance de se sentirem atores de suas realidades e do papel que desempenham junto aos seus estudantes.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento