No dia 1º de setembro de 1998, entrou em vigor a lei federal número 9.696 que regulamenta a profissão do licenciado ou bacharel em Educação Física e que cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais da profissão. Por isso, todos os anos na mesma data, é comemorado o dia do profissional.
Para celebrar, o curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA realiza o evento comemorativo no Complexo Esportivo da instituição.
Nesta sexta-feira, 31, às 10h e às 21h, estão programadas atividades para os acadêmicos do curso, como o “aulão” com exercícios, alongamentos e jogos de modalidades esportivas como basquete, vôlei, handebol e futsal. Ainda na programação, será ministrado um momento de palestra sobre a importância do profissional no mercado de trabalho e suas atribuições como egresso qualificado e disposto a contribuir na qualidade de vida de seu meio.
Profissional de Educação Física
Bacharel, é capaz de planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, auditoria, consultoria e assessoria no campo profissional da Educação Física. Realiza treinamentos especializados e elabora informes técnicos, científicos e pedagógicos, na área de atividades físicas, do desporto e do lazer, objetivando a promoção e a prevenção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Licenciado, seu perfil deverá ser constituído de habilidades que possam identificar problemas e buscar soluções na ação pedagógica do movimento humano com ética profissional, com responsabilidade social na formação do cidadão e na preservação e promoção da saúde.