Para recordar e enfatizar a história profissional, o curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP apresenta uma exposição histórica intitulada de “Exposição Itinerante dos 50 anos da Profissão do Psicólogo no Brasil”. A amostra estará disponível na instituição até 28 de setembro.
No dia 24, às 14h, no miniauditorio 563, acontecerá uma mesa-redonda com o tema “História da Psicologia no Brasil e no Tocantins”, com docentes do CEULP e a Psicóloga e Coordenadora do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (GO/TO) – CRP 09, Mara das Neves.
A exposição conta com um painel duplo de 4 metros de largura. O foco do trabalho é mostrar para a sociedade e profissionais da área, as conquistas e a evolução da Psicologia no decorrer da sua história. A linha do tempo inicia à chegada da profissão no Brasil, sendo o foco maior os eventos e fatos importantes ocorridos nos últimos 50 anos, após a regulação da profissão desde agosto de 1962 e a criação dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Regional de Psicologia
Segundo a página virtual do CRP 09, o Conselho têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da categoria.
Conselho Federal de Psicologia
Segundo a página oficial, é uma autarquia de direito público, com autonomia administrativa e financeira, cujos objetivos, além de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional, como previsto na Lei 5766/1971, regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977, deve promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade. Órgão Central do Sistema Conselhos, o CFP tem sede e foro no Distrito Federal e jurisdição em todo o território nacional.