Centro Universitário realiza XII Jornada Científica

O foco do evento é discutir sobre “Educação e Meio Ambiente”

Por Professora Medina e Assessoria de Comunicação – Palmas-TO
25/09/2012 • Atualizado em 27/09/2012 19:02

Em prol do conhecimento acadêmico e da pesquisa científica, o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP realiza nos dias 26 e 27 de setembro, a 12º edição da Jornada de Iniciação Científica, cujo tema é “Educação e Meio Ambiente”.

 

No primeiro dia (26) às 19h, ocorre o lançamento do portal oficial do Projeto Cantão, e em seguida uma mesa-redonda onde será discutido o tema do evento, com os convidados Danilo de Melo Souza - Secretário Estadual da Educação do Estado do Tocantins - SEDUC/TO, Dalvany Alves de Sousa Lima - Diretora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMADES/TO e Máximo Menezes Costa - Analista Ambiental da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins – ICMBio,.

 

No segundo dia (27) às 8h, no Hall Central do CEULP, acontece as apresentações dos trabalhos aprovados de Iniciação Científica. Às 14h é realizada uma jornada de minicursos com a temática “Vivências de Educação Ambiental no Terraquarium”, e por fim, às 18h, há a entrega do Prêmio “Jovem Pesquisador” no Auditório Central do Centro Universitário.

 

Sobre o Portal Oficial do Projeto Cantão

 

O portal é um espaço onde estão disponíveis informações sobre fauna e flora do parque, além de links que permitem o leitor enveredar-se por leis, resoluções, decretos e portarias governamentais referentes ao local. Apresenta, ainda, o projeto Desenvolvimento Sustentável no Parque Estadual do Cantão e entorno, que foi desdobrado em subprojetos interdisciplinares, desenvolvidos por pesquisadores e acadêmicos do Centro Universitário Luterano de Palmas. A produção científica, resultado dos trabalhos desenvolvidos, também está elencada. A respeito do assunto, a profa. Dra. Conceição Aparecida Previero, uma das coordenadoras do projeto, afirma que “este trabalho é prova de que é possível trabalhar a sustentabilidade e biodiversidade em todas as áreas do conhecimento”. 

 

O CEULP/ULBRA espera que muitos leitores naveguem, via portal, pelos rios Javaés, Coco e Araguaia, como também por mais de 800 lagos e canais os quais formam um ecótono complexo com elementos da Floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal. E, a partir do barco, ou melhor, do controle do mouse, os internautas possam conhecer e apreciar a riqueza biológica desse santuário situado no centro do Brasil, berço aconchegante e tranquilo para alimentação e reprodução de populações de peixe do médio Araguaia. E sintam-se agraciados, junto aos moradores do entorno, por lugares assim, no nosso país, que estão ainda em bom estado de preservação. Além de conhecer e apreciar, é urgente que os cidadãos desaprendam práticas ultrapassadas e passem a cuidar desse local, sacralizado pela natureza como área de proteção integral.

 

Assim, pela extensão geográfica, seria coerente cuidar desse espaço privilegiado se os órgãos governamentais de proteção, vigilância e fiscalização ambiental contarem com parceria, cumplicidade e atuação consciente daqueles que conhecem, amam e vivem próximos ao Parque Estadual do Cantão.

 

Trabalhar com os moradores é, aliás, meta do PEC, cuja missão é: “Preservar uma amostra relevante do bioma amazônico no estado do Tocantins, localizado num ecótono em ambiente de lagos que funciona como berçário natural de peixes para o médio Araguaia e, em parceria com as comunidades do entorno promover atividades de pesquisa científica, turismo sustentável e educação ambiental”. Enquanto a visão é “ter o ecossistema do Cantão protegido com o apoio da comunidade do entorno”.

 

Dessa forma, o portal Projeto Cantão é mais uma ferramenta de trabalho no processo de educação e sensibilização ambiental a fim de que nos tornemos responsáveis por um mundo melhor para todos.

 

No lançamento, estarão presentes autoridades acadêmicas, como também membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (SEMADES) e o Secretário Estadual da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO).

 

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento