Projeto Estadual do Cantão realiza a Exposição Fotográfica Cantão: Projeção da Natureza

A exposição faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Ricardo Patrésio - Estagiário de Jornalismo – Palmas-TO
16/10/2012 • Atualizado em 22/10/2012 10:00

O Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP e a Secretaria da Ciência e Tecnologia – SECT, realizam a Exposição Fotográfica Cantão: Projeção da Natureza. A cerimônia de abertura acontece na quarta-feira (17) às 15h, no Auditório do Palácio Araguaia em Palmas.

 

Entre os dias 17 e 22 de outubro, a exposição estará disponível ao público no Hall Central do Palácio Araguaia. Com 30 peças, a amostra fotográfica apresenta detalhes da fauna e flora do Parque Estadual do Cantão, registrado pela bióloga do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, Angela de Freitas Barbosa e pelos docentes de Comunicação Social do CEULP, Vladimir Alencastro e Irenides Teixeira.

 

Segundo a pesquisadora e docente do CEULP, Conceição Previero, doutora em Engenharia Agrícola, o foco do trabalho é mostrar para a comunidade um pouco do ecossistema existente no Parque, pois “através das fotografias a equipe de pesquisadores pode retratar a riqueza existente que muitos de nossos cidadãos desconhecem”.

 

A pesquisadora Conceição completa dizendo que “a ampliação e aplicação do conhecimento científico, são importantes para promover a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais. Assim, o papel da pesquisa científica, é criar uma base consistente para desenhar e executar projetos de conservação ambiental”.

 

A exposição também faz parte das ações realizadas pelo Governo do Tocantins durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Parque Estadual do Cantão

 

Segundo site do Parque Estadual do Cantão (PEC), o primeiro parque do Estado do Tocantins,  encontra-se na região centro-oeste do Estado, a uma distância de 260 km de Palmas. O Parque está situado ao norte da Ilha do Bananal, limite com o Parque Nacional do Araguaia, formando assim um conjunto de unidades de conservação com mais de 700.000 ha. A área do PEC situa-se entre os rios Araguaia, Javaés e Coco.

 

Projeto “Desenvolvimento Sustentável no Parque Estadual do Cantão e Entorno”

 

Com início em 2006, os pesquisadores fazem visitas periódicas ao Parque Estadual do Cantão e Entorno, para fazer o levantamento da fauna e flora existente no local. Como resultado das pesquisas feitas no projeto, a equipe elaborou um relatório fotográfico com espécies encontradas, além do lançamento do Portal Oficial do Parque, com os dados e informações completares.

 

Para mais informações acesse: ulbra-to.br/cantao

 

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento