CEULP/ULBRA participa de Intercâmbio do Projeto Asas do Jalapão

Por Professora Maria de Fatima Rocha Medina – Palmas-TO
24/10/2012 • Atualizado em 24/10/2012 17:15

Nos dias 22 e 23 de outubro/2012, foi realizado o I intercâmbio do Projeto Asas do Jalapão. Compareceram 25 pessoas, entre representantes de instituições parceiras e professores de São Félix, Mateiros, Ponte Alta e de Rio da Conceição, onde aconteceu o evento. A professora Maria de Fátima R. Medina, que é uma das ministrantes do curso, representou o CEULP/ULBRA.

            O encontro teve como objetivos a troca de experiências dos trabalhos realizados em cada município participante do Asas do Jalapão, avaliação das atividades já realizadas e levantamento de expectativas e sugestões de temas para serem trabalhados em 2013.

            Durante as exposições, professores dos quatro municípios apresentaram evidências dos trabalhos realizados por várias escolas, tanto municipais quanto estaduais. A sala ficou repleta de pinturas em telas e papel comum, relatórios, poemas, cordéis, fotografias, sementes catalogadas, caderninho de chás medicinais, além da apresentação do Coral Sementinha que emocionou a plateia. Todo o material exposto foi resultado das ações de educadores envolvidos no projeto e tem como tema elementos do Cerrado como recursos hídricos, fauna, flora e atividades de extrativismo.

            Também foram apontadas as dificuldades encontradas durante a execução do trabalho, como por exemplo, falta de espaço físico e de envolvimento das famílias. E ainda os pontos fortes, como interação entre professores de escolas distintas, apoio dos parceiros, capacitação na primeira etapa e aprendizagens socializadas.

            Os participantes concordaram em continuar o projeto e apresentaram sugestões de atividades e de temas para 2013. Os docentes esperam que, ao inserirem esse projeto no Projeto Político Pedagógico da escola, haja otimização de recursos e melhor qualidade do trabalho pedagógico junto aos estudantes.

            Vale ressaltar que os municípios de São Félix e Ponte Alta do Tocantins iniciaram o projeto neste ano, enquanto Rio da Conceição e Mateiros dão continuidade ao que começaram em 2011.

O Projeto Asas do Jalapão é um curso de formação de Agentes de Sensibilização Ambiental (ASA) que visa à difusão de conhecimento científico sobre meio ambiente para a sociedade. A partir de capacitação e aperfeiçoamento, os educadores atuam como multiplicadores em temas relacionados ao contexto ambiental regional, com ênfase nas unidades de conservação, na implementação do projeto Corredor Ecológico do Jalapão e outras questões afetas à qualidade de vida das comunidades. O ASAS é uma iniciativa do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão e é realizado pelos parceiros: JICA, ICMBio, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Naturatins, SEMADES, SEDUC e prefeituras municipais.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento