Docente realiza mesa redonda para debater o Dia da Consciência Negra

O objetivo do evento é reunir as pessoas que lutam contra o racismo e o preconceito em todos os espaços da sociedade

Por Beatriz Cruvinel - Assessora de Imprensa – Palmas-TO
20/11/2012

A docente do Centro Universitário Luterano de Palmas, Maria Aparecida da Rocha Medina, conhecida como Profª Cidinha, realiza nesta terça-feira (20) às 19h, mesa redonda para discutir e comemorar o Dia da Consciência Negra.

 

O evento acontece na aula da disciplina Currículo e Gestão em Ambientes Educativos na sala 216, no prédio 2, e conta com a participação de técnicos da Secretaria de Educação – SEDUC, que discutirão sobre o Currículo e a Gestão Democrática, abertos à diversidade cultural.

 

Além do debate, a mesa redonda será acrescida de uma reflexão feita pela acadêmica do curso de Biomedicina, Juliane Gomes do curso de Biomedicina, sobre o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares, e tem como objetivo provocar a reflexão sobre o que pode ser feito na ação pedagógica em função do combate ao racismo e o preconceito racial.

 

A iniciativa da docente tem como objetivo principal, “reunir as pessoas que lutam contra o racismo e o preconceito em todos os espaços da sociedade, para assim mantê-los firmes nessa luta”, relata a Profª Cidinha Medina.

 


20 de Novembro - Dia da Consciência Negra


No dia 9 de janeiro de 2003, foi vigorada a lei 10.639, que tornava obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, nas redes de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.

 

O ensino incluía também o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

 

Além de tornar obrigatório tais estudos, a lei incluiu também no calendário escolar, o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.

 

O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

Batizado como Francisco, mas conhecido por Zumbi Palmares, foi um grande líder e respeitado herói da resistência antiescravagista no quilombo dos Palmares.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento