Evento discute Política de Drogas e Saúde no Brasil

Estiveram presentes acadêmicos dos cursos de Psicologia e Direito

Por Beatriz Cruvinel - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
01/04/2013 • Atualizado em 01/04/2013 18:34

Aconteceu hoje (1º) às 9h, no miniauditório 543, uma roda de conversa organizada pelo curso de Psicologia e (En)Cena, onde foi discutido a Política de Drogas e Saúde no Brasil.

 

O evento visou abordar a temática sob o ponto de vista do Direito e da Psicologia. Para isso, estiveram presentes o Profº em Direito e Processo Penal e Mestre em Ciências Criminais da PUCRS, Rogério Maia Garcia e o Profº de Psicologia MsC. Jonatha Rospide, que discutiram além do tema central, a internação compulsória, criminalização dos usuários e Matriciamento em Saúde Mental. 

 

Para o Profº Rogério Maia Garcia, a importância do evento está em possibilitar um contato dos alunos com uma discussão que não se dá exclusivamente no âmbito da Psicologia e do Direito, porque é uma temática extremamente complexa e poucas são as oportunidades de discuti-la a partir de diferentes perspectivas. O grande ponto do encontro foi problematizar, tanto no âmbito jurídico quanto na Psicologia e Saúde Mental, uma série de aspectos entendidos como negativos, sobre o Projeto de lei da política de drogas que está em tramitação no Congresso Nacional.

 

Já o Profº Jonathas Rospide, primeiramente afirmou que o evento espera que os acadêmicos fujam do senso comum e desenvolvam um ponto de vista crítico em relação ao assunto, para que assim possam atuar como agentes transformadores da sociedade. E em seguida falou sobre o consumo de drogas e política de drogas e saúde.

 

A roda de conversa serviu para propiciar uma reflexão sobre a temática abordada à luz de ciências distintas, como afirma Hudson Eygo, acadêmico do curso de Psicologia, “é um tema fundamental, pois as leis que estão sendo votadas é o que irá pautar a profissão já que elas orientam a prática do profissional, além disso, são eventos como esse que proporciona aos acadêmicos, um olhar mais crítico sobre essas questões tanto no âmbito da Psicologia e Saúde Mental quanto à legislação”.

Confira as fotos:

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento