Promover a prática de atividade física foi o objetivo do Dia Mundial da Qualidade de Vida que aconteceu ontem na Praça dos Girassóis, às 17h. No evento, parceiros como a Secretaria Estadual de Juventude e Esportes, Secretaria Municipal de Saúde – Semus, academias de ginástica e o curso de Ed. Física do CEULP, proporcionaram um momento de atividades físicas.
Segundo a fisioterapeuta da área técnica da Promoção da Saúde da Semus, Silvely Tiemi Kojo Sousa, “a prática de exercício em conjunto com a alimentação saudável e o não uso de drogas são fatores de proteção para as doenças crônicas não transmissíveis, sendo assim o evento tem como um dos intuitos, a promoção de atividade a fim de evitar problemas de saúde”.
Na tenda do curso de Educação Física foram oferecidos serviços como aferimento da pressão arterial, cálculo de frequência cardíaca e avaliação de pisada. Grande parte dos presentes são adeptos da caminhada, por isso a atividade principal oferecida foi a avaliação da pisada, onde os participantes do evento corriam em uma esteira enquanto eram filmados. Após essa etapa, a pisada do participante foi avaliada e informada.
Segunda a docente do CEULP, Drª Érika Maciel, “pisadas e calçados incorretos provocam lesões e dores, para evitar isso, quem planeja iniciar a prática de exercícios deve fazer a avaliação de pisada, pois assim será detectado o tipo de pisada e calçado mais indicado para cada um. Além das avaliações, os participantes foram orientados e receberam um formulário com todos os resultados”.
Confira fotos abaixo.