Após cadastro e assinatura do Acordo de Adesão junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o Centro Universitário Luterano de Palmas, conta oficialmente com a Coordenadora Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, a docente e pesquisadora, Drª Conceição Previero.
Com o credenciamento, a instituição fica responsável pela administração das inscrições dos acadêmicos ao programa, divulgação das chamadas públicas do programa e indicação dos estudantes de acordo com os critérios mencionados nos editais.
Para Drª Conceição, “essa é uma grande conquista, pois antes os acadêmicos do CEULP interessados em participar do programa Ciência sem Fronteiras, deveriam primeiramente homologar sua inscrição na ULBRA – Canoas. Hoje com esse avanço, é possível fazer diretamente no CEULP. Para a Instituição, essa permissão adquirida é muito importante, pois promove uma maior proximidade com os alunos interessados”. Conceição afirma ainda, que o programa proporciona um diferencial na carreira dos participantes, agregando valor e conhecimento à sua formação.
Programa Ciência sem Fronteiras
Segundo o portal do programa, Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.