Grupo de pesquisa do CEULP visita comunidades em Alto Paraíso de Goiás - GO

A visita é parte do projeto de pesquisa desenvolvido no CEULP

Por Beatriz Cruvinel - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
26/07/2013 • Atualizado em 07/08/2013 11:47

Os acadêmicos e bolsistas do projeto Ícaro Gonçalves, Pedro Henrique Campelo e Luanne Pereira Gonçalves e a docente, Drª Conceição Previero, visitaram as comunidades Povoado do Moinho, Assentamento Sílvio Rodrigues & Cidade da Fraternidade, Comunidade do Sertão e Vila de São Jorge, localizadas próximos ao município de Alto Paraíso, no estado de Goiás,

 

A viagem de estudos realizada de 9 a 13 de julho é parte do projeto “Sementes de milho crioulo: resgate, propagação e criação de banco de sementes, em Palmas, Tocantins”, coordenada pela Profª Dra Conceição Previero e fomentado pelo CNPq, com o objetivo de conhecer os projetos de pesquisa de sementes crioulas e práticas agroecológicas desenvolvidos nas comunidades.

 

Durante a visita, o grupo esteve no Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros – Universidade de Brasília – UnB Cerrado, na Feira dos Produtores da região, na Organização OCA Brasil, e na Escola Rural do Sertão, onde foram recebidos pela Diretora Delmar Rezende.

 

Segundo a Drª Conceição Previero, “o município de Alto Paraíso foi escolhido em virtude dos estudos de sementes desenvolvidos nas comunidades e a visita às comunidades proporcionar um intercâmbio e experimentação de outras vivências. A experiência foi de extrema importância, pois o intercâmbio gerou oportunidade não só de aprendizagem, mas também de conhecimento com líderes comunitários, produtores rurais e profissionais da área”.

 

Já para os acadêmicos Ícaro e Pedro, os pontos mais positivos da viagem foram os contatos feitos com os profissionais da UnB, a interação com os antigos trabalhadores das comunidades como o Sr Antônio Bigode e Dona Flor, e com o resgate e cultivo de trigo vedeiros desenvolvido na região.

 

Confira abaixo o registro fotográfico. Para mais informações sobre projetos de pesquisas entre em contato pelo telefone 3219-8031.
 


 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento