Acadêmicos do CEULP/ULRA representam o estado do Tocantins na maior feira de mineração da América Latina

O CEULP/ULBRA é a única instituição de ensino, expondo projeto de extensão no evento

Por Beatriz Cruvinel - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
20/09/2013 • Atualizado em 24/09/2013 18:41

Com a criação das maquetes “Lavra de Mina a Céu Aberto em Encosta” e “Pivô Central”, que tem como objetivo colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula, o grupo de acadêmicos do CEULP/ULBRA e o Coordenador do Projeto Professor Mestre Daniel Setti, do curso de Engenharia de Minas, foram convidados a participar do 15º Congresso Brasileiro de Mineração - Exposição Internacional de Mineração, que acontece de 23 a 26 de setembro, em Belo Horizonte – MG.

 

Sendo a única instituição de ensino superior do Brasil a expor um projeto de extensão na área de mineração na EXPOSIBRAM, os acadêmicos Manoel Vieira, Valério Lima, Elanio Rocha, e o Professor MSc Daniel Setti, representam o grupo desenvolvedor do projeto e o estado do Tocantins.

 

O evento é a maior feira de mineração da América Latina, e conta com 15 mil m² de estandes, nos quais estão representadas as principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços.

 

Durante a EXPOSIBRAM, acontecem lançamentos de equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. Realizado a cada dois anos, a exposição conta com mais de 50 mil visitantes e 500 expositores, e reúnem centenas de empresários, organizações governamentais e privadas.

 

Sobre as maquetes

Desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Engenharia de Minas do CEULP/ULBRA em parceria com as empresas Blaster e Nativa Mineração, as maquetes já foram expostas em eventos municipais e estaduais como a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins, além de eventos na própria instituição.

 

Medindo 2,85 x 6,50m, a maquete “Lavra de Mina a Céu Aberto em Encosta” demonstra todas as operações de uma mina real, desmonte de rochas, carregamento, transporte e beneficiamento de minério.  Já a maquete “Pivô Central”, mede 2.85 x 1,85m, e retrata um pivô central para irrigação automatizada de pastagem. 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento