CEULP/ULBRA presente na IX Feira Krahô de Sementes Tradicionais

O evento acontece desde 1997 e visa a conservação de sementes locais

Por Beatriz Cruvinel - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
18/10/2013

Foi realizada nesta semana mais uma edição da Feira Krahô de Sementes Tradicionais, na Associação União das Aldeias Krahô – Kapey localizada na cidade de Itacajá, onde aproximadamente 3 mil índios de 30 etnias de todo o Brasil praticaram a troca de sementes com o objetivo de preservar as espécies locais. O evento foi realizado pela Rede Ipantuw, Kapey, Funai e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

 

Representando o CEULP/ULBRA esteve presente no evento a Coordenadora de Pesquisa da instituição, Profª Drª Conceição Previero, acompanhada da Profª Cidinha Medina, do acadêmico do curso de Ciências Biológicas José Adailton Souza, e os produtores rurais residentes no Assentamento Mariana, onde a instituição desenvolve um projeto de pesquisa com sementes criolas, Anael Costa e Sergio Araújo.

 

Para a Profª Conceição, “a feira resgata não só o material genético, mas também outras práticas desenvolvidas por eles como a preservação dos valores, dos ritos, da cultura e da agrobiodiversidade. É um grande intercambio e a nossa participação incentivou a fortalecer os projetos de pesquisa e extensão que o CEULP/ULBRA tem desenvolvido como o de sementes criolas”.

 

Durante o evento além dos índios, representante de ONGS, ambientalistas, entre  outros profissionais e interessados na preservação dos indígenas e sua cultura participaram da feira.

 

A Profª Aparecida Medina ressalta o significado do evento para as futuras gerações, “foi bom demais reencontrar essa gente que luta para manter vivas as tradições e o respeito à natureza. Os organizadores da IX edição da Feira Kharô estão de parabéns pelo evento que ajuda a cultivar a educação ambiental. Só assim, estaremos pensando no futuro das futuras gerações. Plantar, cuidar, evitar o consumismo, viver simples. Isso é simplesmente viver”.

 

Confira fotos abaixo.

Fotos: Arquivo Pessoal de Conceição Previero
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento