A acadêmica do curso de Engenharia de Minas, Andressa Richelly dos Santos e Ismael da Silva Bezerra, do curso de Direito ficaram em 2º e 3º lugar no Desafio Universitário Empreendedor, organizado pelo Sebrae e revelados na última semana em cerimônia.
Durante o evento os seis estudantes melhores classificados receberam certificados, e os três primeiros colocados foram premiados com troféus e smartphones. Na próxima etapa os vencedores farão parte da equipe estadual que disputará a etapa final da competição, que acontecerá em Brasília, de 29 de novembro a 3 de dezembro.
Segundo Andressa Richelly, ela entrou no Desafio por indicação de um professor e foi preciso programar seu tempo para lidar com o estudo e a competição, comentou a estudante. Para Ismael, a participação foi muito produtiva, pois proporcionou um aprendizado sobre empreendedorismo, para ele “essa experiência vai ajudar muito no meu futuro e na carreira”.
O CEULP/ULBRA foi premiado como a instituição com o maior número de inscritos na competição, e o Joaquim José de Carvalho, foi premiado como o professor universitário com mais indicação de estudantes no estado. A Diretora Geral, Kelen Beatris Lessa Mânica, destacou que essa foi a quarta vez que a instituição recebeu troféu. “Temos trabalhado estratégias para despertar o empreendedorismo no meio acadêmico. Não basta ter conhecimento teórico, é preciso aplicar na prática”.
Nacional
A final nacional é disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por unidade federativa). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.
Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais.