Pesquisadores do CEULP participam de Feira de Troca de Sementes Crioulas

O evento aconteceu no município de Santa Fé do Araguaia – TO, localizado a 469 km de Palmas

Por Beatriz Cruvinel - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
30/04/2014 • Atualizado em 02/05/2014 14:37

A Coordenadora de Pesquisa do CEULP/ULBRA, professora Dra. Conceição Previero, acompanhada dos acadêmicos de Ciências Biológicas, Ícaro Gonçalves, José Adailton Rodrigues, do Biólogo Pedro Henrique Campelo e do agricultor familiar Sérgio Elias de Araújo, participou da I Feira de Troca de Sementes Crioulas da Juventude Quilombola do Tocantins, que aconteceu no dia 26 de abril, na Comunidade de Cocalinho, localizada no município de Santa Fé do Araguaia.
 

Durante o evento além da feira de troca de sementes, houve  debate sobre "Sementes Crioulas e o Fortalecimento das Comunidades Quilombolas na Amazônia" e apresentação cultural organizada pela comunidade local.
 

O envolvimento de acadêmicos nesse tipo de atividades é bastante proveitoso, não apenas para a formação profissional, mas também pessoal, como afirma o acadêmico Ícaro Gonçalves, “essa visita proporcionou um enriquecimento de conhecimento quanto à produção e cultivo de sementes, e principalmente aos valores raciais, culturais e sociais enraizados nessas práticas. Experiências assim, possibilitam uma ampla visão da relação do homem com o meio ambiente”, afirma o acadêmico.
 

Já do ponto de vista da Coordenadora de Pesquisa, Profª Dra. Conceição Previero, “a participação em atividades como essa, nos faz (re)conhecer e nos impulsiona a dar continuidade as nossas práticas. Além disso, gera satisfação, pois vemos os nossos projetos tomarem dimensões além dos muros da instituição".
 

A participação é parte do projeto “Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães - UHE, no Estado do Tocantins”, que busca desenvolver processos participativos de aprendizagem, de ação e de mudança nas famílias agricultoras dos reassentamentos rurais atingidos pela Usina Hidreletrica Luis Eduardo Magalhães. O projeto é fomentado pelo CNPq e executado pelo CEULP/ULBRA e parceiros, sob a coordenação da professora Drª Conceição Aparecida Previero.

 

Confira as fotos abaixo e saiba mais sobre essa visita.
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento