O projeto de extensão “Terraquarium: Educação e Meio Ambiente”, iniciado no início de 2013 por uma equipe de pesquisadores do CEULP vêm trabalhando com a revitalização e a reutilização desse espaço como um ambiente que proporcione ações voltadas à pesquisa com sementes e árvores nativas.
Tendo com um dos objetivos, a fomentação da consciência ambiental, através de trabalhos de educação ambiental voltados tanto ao público da instituição (alunos, professores e funcionários), quanto aos visitantes (escolas públicas e privadas), o projeto desenvolve atividades como palestras, oficinas e visitação monitorada à trilha ecológica.
Para fortalecer as ações de educação ambiental, a equipe também executa o projeto “Adote uma Árvore”, que visa a doação de mudas e desperta na população a importância de se plantar uma árvore. Algumas das mudas doadas são produzidas pelos próprios pesquisadores no laboratório de sementes e no viveiro da CEULP.
Esse projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SEMDU, que, nesta etapa, vai disponibilizar 1.500 mudas de espécies frutíferas e nativas do Cerrado para serem doadas no estande do CEULP/ULBRA na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2014. As mudas estarão etiquetadas com nomes científicos e também populares, bem como informações sobre suas características e sobre os cuidados necessários para o cultivo.
Viveiro Municipal de Palmas
Composto de três estufas com capacidade de produção de 100.000 (cem mil) mudas anuais, sendo que boa parte dessas espécies é destinada à recuperação de áreas degradadas visando à recomposição e restabelecimento dos mananciais.
Segundo o Engenheiro Ambiental Diêverson Reis, da SEMDU "Viveiros de mudas podem ser muito mais que espaços produtivos, e não simples fábrica de mudas! É enorme o potencial educador dessas estruturas proporcionando as pessoas o aprendizado vivenciado e a reflexão crítica sobre os diferentes aspectos que a cercam, estimulando o bem estar coletivo, o exercício da cidadania e a revisão de valores socioambientais”, afirma o Engenheiro.
O Viveiro Municipal promove também a distribuição gratuita de espécies variadas; entre nativas e frutíferas para a população, chacareiros e outros interessados; promove ainda, parcerias entre ONGS, entidades e afins, uma vez que ao requerer uma quantidade maior de mudas, os mesmos ficam encarregados e fornecer insumos, sementes, adubos etc, conforme for definido pela Diretoria de Gestão Ambiental, como forma de reposição ao que é retirado do Viveiro.
Confira abaixo fotos da doação da Prefeitura ao CEULP.