Universidades e agricultores familiares trocam experiências durante Agrotins

Por Ascom/Seagro – Palmas-TO
13/05/2014

Os estudantes das universidades e escolas técnicas estão aumentando o contato e trocando experiências com os produtos rurais do Estado graças à 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins, que segue até sábado, dia 10, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagro), e conta com mais de 500 expositores. 


As universidades estão mostrando na prática os resultados das suas pesquisas aos agricultores familiares, estudantes universitários e de escolas técnicas nos seus estantes e espaços. A intenção é enfatizar as melhores técnicas e melhores formas de se trabalhar no campo para se obter produtos e animais de qualidade.


É o caso do projeto das espécies nativas e sementes crioulas apresentadas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). De acordo com a professora Doutora Conceição Previero, é importante que as comunidades e agricultores familiares sejam detentores das sementes nativas, pois com o tempo e com as tecnologias no campo as sementes vão perdendo as suas qualidades. “Elas são importantes porque conservam as características primárias da planta com as resistências necessárias para o crescimento e multiplicação da espécie principalmente naquela região em que é nativa”, explicou. O projeto além de informar, também distribuiu as sementes crioulas aos agricultores familiares que passaram pela exposição na Agrotins.


A agricultora do Assentamento Bom Sucesso do município Santa Rosa do Tocantins, Rosanja Sales Dias, visitou vários espaços da Feira e esteve presente no estande do Ceulp/Ulbra também. Ela recebeu mudas de jenipapo e sementes de pimenta. “Vou plantar minhas sementes e distribuir para as minhas vizinhas no Assentamento, pois esse tipo de pimenta eu ainda não tenho no meu quintal”, falou.


Da mesma forma, a Unitins/Agro apresenta em seu espaço fixo na Agrotins as pesquisas agropecuárias de produções, também as de referência em apicultura, que realiza análises de mel para os apicultores dentre outras práticas de produção sustentáveis.


Já no estande da Faculdade Católica do Tocantins a programação de palestras está voltada para as técnicas no campo e de que forma elas podem ser aplicadas. Temas como sustentabilidade na agricultura familiar, como aumentar a produtividade animal, hortas alternativas, uso correto do agrotóxico manejo e produção do frango caipira estão atraindo a presença do público para o auditório do espaço da universidade que em todos os dias tem ficado lotado. “O nosso foco é pensar técnicas, fazer pesquisas para atender o agricultor familiar e não há espaço melhor do que a Agrotins para apresentarmos os resultados dessas pesquisas e também de trazer cursos que estimulem o agricultor rural, e os ensinem a serem empreendedores rurais”, explicou o professor Thiago Magalhães de Lazari.


A Universidade Federal do Tocantins trouxe para dentro da Agrotins as mostras que esclarecem sobre a produção e manuseio dos alimentos. O Projeto de Desenvolvimento Solidário e Sustentável da Cadeia da Pesca no Território da Cidadania: Bico do Papagaio foi um dos projetos expostos aos agricultores. “Nosso projeto tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da pesca e fazemos isso indo diretamente às comunidades de pescadores, capacitando-os para uma produção de qualidade. Além disso, estimulamos o consumo de peixes nas comunidades por meio de encontros porque não adianta produzirmos se não temos consumo”, informou o professor Dr. Pedro Mujica.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento