CEULP/ULBRA promove primeiro evento de Agrobiodiversidade do Tocantins

A atividade tem início hoje, 13, e segue até o dia 17 de abril, no CEULP e Assentamento Mariana

Por Anny Karoliny - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
13/04/2015 • Atualizado em 15/04/2015 09:10

O Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, por meio da UNITAS Agroecológica, realiza o primeiro evento de Agrobiodiversidade do Tocantins. Sob coordenação da Professora Doutora Conceição Aparecida Previero e fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, a atividade tem início hoje, 13, e segue até o dia 17 de abril, no CEULP e Assentamento Mariana. O projeto tem como temática “Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”. 

 

A ação tem o intuito de auxiliar os agricultores familiares dos reassentamentos rurais atingidos pela obra da UHE Luís Eduardo Magalhães a desenvolver processos participativos de aprendizagem, de ação e mudança nas famílias agricultoras; identificar as potencialidades, ampliar a inter e intra-relação entre diferentes atividades agrícolas produtivas; incentivar a produção de matéria-prima para alimentação humana e animal, entre outros.

 

O projeto beneficia os municípios de Brejinho de Nazaré, Lajeado, Ipueiras, Miracema do Tocantins, Palmas e Porto Nacional, onde estão localizados os reassentamentos Boa Sorte, Canto da Serra, Projeto 2000, Mundo Novo, Brejo Alegre, Córrego Prata, Flor da Serra, Luzimangues, Mariana, Olericultores, Pinheirópolis Rural e São Francisco de Assis. Além disso, as comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas, ribeirinhos, marcam presença.

 

Neste evento, são fornecidas oficinas temáticas de "Agrobiodiversidade em sistemas de produção familiares" que culminam com a "Feira de troca de saberes, sementes e propágulos". De acordo com a professora Dra Conceição, a agrobiodiversidade no Tocantins é vista no âmbito da agricultura familiar e nas comunidades tradicionais, porém, ainda há perdas da diversidade dos materiais genéticos, o que compromete os sistemas agrícolas sustentáveis. “É preciso conservar e valorizar os ecossistemas naturais, além de recompor os já modificados por meio de sistemas de produção agrícola e de extrativismo florestal baseados em recursos renováveis”, relata Previero.

 

Tem parceria com o projeto a Investco; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins – SEMARH; Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS; - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – RURALTINS; Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins – SFA-TO; Associação Rural dos Olericultores Mariana – AROM; Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Pesca e Aquicultura.

 

Confira a programação em anexo.

 

 

Anexos

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento