Encontro de Formação da Rede de Agroecologia no Tocantins é realizado hoje no CEULP

A ação faz parte das Oficinas Temáticas de Concertação da Agrobiodiversidade

Por Anny Karoliny - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
21/05/2015 • Atualizado em 21/05/2015 09:06

Será realizado hoje, 21, no Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA o "Encontro de Formação da Rede de Agroecologia no Tocantins". A atividade que iniciou às 8h segue até às 17h, no prédio 6 da instituição, com o moderador Elson Borges dos Santos.

 

A ação faz parte das Oficinas Temáticas de Concertação da Agrobiodiversidade, promovidas no curso de Agrobiodiversidade em sistemas de produção familiares, que ocorreu em abril de 2015.

 

A agroecologia tem sido construída, historicamente, com base na luta e ação constante de movimentos sociais, agricultores familiares, camponeses e comunidades tradicionais. De acordo com a Coordenadora de Pesquisa do CEULP, Professora Doutora Conceição Previero, algumas instituições no Tocantins têm desenvolvido práticas que disseminam os conceitos agroecológicos corroborando com o conhecimento vivenciado pelas comunidades tradicionais.

 

Para Conceição, estes cenários precisam se comunicar de forma mais efetiva e eficaz, “é preciso fortalecer estes grupos individualizados e criar a identidade agroecológica do Tocantins. As pessoas e as organizações precisam se conectar para que possam partilhar valores e objetivos comuns. A criação da Rede de Agroecologia no Tocantins é uma realidade a ser trabalhada”, relata Previero.

 

O evento é realizado pela UNITAS AGROECOLÓGICA do CEULP/ULBRA e conta com a participação de representantes da EMBRAPA, SEDER, RURALTINS, SEAGRO, UNITINS, UFT, MAPA-SFA/TO, EFA – Porto Nacional, FUNAI, SEMDU/FMA, IFTO–Dianópolis, Assentamento Mariana e Flor da Serra, MDA-DFDA/TO, ICMBio, Projeto Quitanda do Cerrado, Instituto Mangaba e COMSAÚDE.

 

Saiba mais sobre o moderador do Encontro

É associado e assistente técnico do empreendimento COPAVI, atua como bolsista inovador do Centro de Difusão de Ciência e Tecnologia, estruturado via Convênio SETI Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná. É membro da coordenação nacional da Rede Ecovida de Agroecologia e certificação participativa de orgânicos. Membro do conselho deliberativo da Coonatera/Bionatur (Cooparetiva Nacional de Produtores de Sementes Agroecológicas).

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento