Projeto “Árvore de Leitura” resgata história no Reassentamento Flor da Serra

A ação contou com a participação de professora e acadêmicos do CEULP

Por Cidinha Medina – Palmas-TO
10/09/2015 • Atualizado em 02/10/2015 16:00

Foram realizadas no dia 25 de agosto de 2015, na Escola Municipal Carmencita Matos Maia, no município de Porto Nacional-TO, atividades de leitura com alunos, a partir de temas ambientais e culturais, visando refletir o sentimento de pertencimento e o protagonismo deles no lugar onde vivem.  A ação contou com a participação da Professora Mestre do CEULP/ULBRA, Cidinha Medina, e os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Adiene Silva e José Adailton Rodrigues.

 

As atividades tiveram o intuito de tornar presente a memória histórica do Reassentamento Flor da Serra e ressignificá-la no contexto social e educacional da unidade de ensino, de modo a contribuir com a construção de uma escola cujas características sejam do campo e não no campo.

 

Para colaborar com o projeto, em junho de 2015, o membro participante da organização do reassentamento, Ismael Gomes Boaventura, foi à escola a convite do projeto Árvore de leitura. Na ocasião o Ismael levou fotografias, reportagens e contou várias histórias que compõem a memória daquele lugar, “é uma longa e interessante narrativa que contribui na formação da identidade dos filhos, da escola e de novos moradores que lá residem”, relata Ismael.

 

O desenvolvimento das atividades privilegiou a diversidade de níveis escolares, a linguagem e a cultura local. Foi enfatizada a promoção do sentimento de pertencimento, a interação e significação dialógica entre os conhecimentos popular e escolar. Foi utilizado como referência o reconhecimento dos valores de cada um na construção de novos conhecimentos e de novas relações com o outro e o ambiente onde se vive.

 

As atividades de leitura fazem parte do projeto interdisciplinar “Agrobiodiversidade e Caracterização Ambiental dos Reassentamentos Rurais da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”, coordenado pela Professora  Doutora Conceição Previero. 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento