Árvore de Leitura: cuidar é garantir a vida

Por Maria Aparecida da Rocha Medina – Palmas-TO
13/09/2016 • Atualizado em 13/09/2016 13:53

No dia 31 de agosto aconteceu mais uma atividade da Árvore de Leitura do projeto “Agrobiodiversidade e Caracterização Ambiental dos Reassentamentos Rurais da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”.

 

Alunos e professores do 5º, 4º e 3º ano da Escola Municipal Carmencita M. Maia do Reassentamento Flor da Serra, município de Porto Nacional, foram contagiados pelos exercícios físicos, coordenado pela acadêmica do curso de Educação Física do CEULP, Lorena F. Almeida, e o acadêmico de Ciências Biológicas, Magno de Oliveira.

 

E, a partir da história do passarinho que transportava água pelo bico para apagar o fogo em uma floresta, a profa Cidinha Medina provocou uma reflexão sobre as mudanças climáticas, o longo período de estiagem, a desertificação dos rios e ainda, as queimadas que só aumentam o calor e a destruição da natureza, “se cada um cuidar e preservar o lugar onde se vive estará garantindo vida para todos”, disse Medina.

 

Sensibilizados, os alunos do 4º e 5º anos leram o poema “Os bichos do mato” de Carlos R. Brandão, musicado por Josino Medina e escreveram um texto sobre o lixão acumulado às margens da estrada de acesso ao Reassentamento.

 

Para encerrar as atividades professores da escola e equipe do Centro Universitário fizeram uma roda de conversa para avaliar e propor ações e parcerias para o segundo semestre. A equipe do CEULP ainda visitou uma horta orgânica no reassentamento, tendo esta, uma diversidade de legumes saudáveis, o que chamou atenção pelo contraste entre a exuberância do verde das hortaliças e a sequidão da região.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento