A docente do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, Patrícia Liane Grudzinski da Silva, recentemente teve sua dissertação de mestrado publicada como um capítulo do livro “Educação Matemática e suas Tecnologias 2”, da Editora Atena.
Sob o título: “Testes Adaptativos envolvendo o conteúdo de derivadas: um estudo de caso com alunos de Engenharia Civil”, o estudo teve como objetivo investigar as dificuldades dos alunos do Ceulp/Ulbra, ao realizar testes sobre o conteúdo de Derivadas. A justificativa para uma pesquisa como essa se dá, segundo a professora, da própria vivência em sala de aula, “percebendo que os alunos possuíam muitos erros e dificuldade na aprendizagem do cálculo”.
A partir dessa constatação, foi realizado um teste de 360 questões sobre Derivadas, com 20 alunos, divididas entre os níveis de dificuldade fácil, médio e difícil. O teste foi aplicado em duas partes, uma em que os alunos respondiam às questões no computador e tinham os resultados e uma média final de desempenho e a outra que era respondida em papel e caneta. Essa segunda forma de aplicação permitia aos pesquisadores que avaliassem não apenas os resultados, mas também a forma como os alunos chegaram a eles e assim identificar suas dificuldades.
Este trabalho mostra-se, portanto, de grande importância, pois além de colocar o Ceulp/Ulbra em evidência num livro de grande circulação, vai permitir que se implementem estratégias para potencializar o aprendizado de seus alunos. A pesquisa é “muito relevante para o professor avaliar sua conduta e através da identificação das dificuldades ser capaz de modificar seu plano de aula, buscando sanar essas dúvidas e melhorar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem”, conclui a professora Patrícia Grudzinski.
Interessados podem verificar o material aqui.