Uma Estética científica e de resultados

Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
01/07/2019 • Atualizado em 01/07/2019 12:18

Estética não tem a ver apenas com beleza, ou vaidade, mas também com auto estima, manutenção da saúde física e emocional. O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética não poderia, portanto, ensinar o aluno apenas a fazer maquiagem e depilação. Para muito além disso, o curso forma profissionais que sejam capazes de promover o bem estar completo das pessoas a quem atendem, com técnicas sofisticadas, embasamento científico e equipamentos modernos. A professora Juliane Farinelli Panontin, farmacêutica com ampla atuação em desenvolvimento de produtos e agora coordenadora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, respondeu a todas as nossas perguntas sobre o curso, as áreas de atuação e os atendimentos realizados na clínica. Quer saber mais? Leia a entrevista na íntegra!

 

Ceulp/Ulbra: O que você, enquanto coordenadora do curso de Estética e Cosmética, vê de potencial nele? O que faz com que ele se destaque?

Juliane: O curso de Estética do Ceulp/Ulbra é muito diferente dos outros cursos disponíveis no mercado em Palmas e inclusive no Brasil. Nosso curso é muito diferenciado no sentido de laboratórios, por exemplo. Nós temos laboratórios como o de visagismo, que é referência, nós usamos marcas que são de alta qualidade, tanto facial, quanto corporal. Então as alunas trabalham desde o começo com produtos bons, elas já saem da faculdade aprendendo protocolos, aprendem como desenvolver um, criar uma marca… A gente também trabalha muito a questão do empreendedorismo, para elas montarem seus negócios; elas aprendem em várias disciplinas toda essa parte de mídia digital, como trabalhar no Instagram e etc… Temos a jornada científica, a JORNEC, que já tomou proporções grandes, onde elas apresentam artigos para finalização do curso. Inclusive uma editora entrou em contato com algumas alunas que publicaram na JORNEC para publicar o artigo delas em um livro, então assim, a visibilidade nacional da Jornada é grande. A gente também tem uma revista que elas aprendem a desenvolver na disciplina de Marketing, a Santa Beleza, que você encontra no portal do Ceulp. Temos bons professores, que fazem muitos cursos para se manterem sempre atualizados, trazer novidades para os alunos. Além de parcerias com grandes empresas, como por exemplo, Samana, Cosmobeauty, Bioage, a gente traz estes produtos para o Ceulp para elas conhecerem, traz os protocolos, para que depois que elas se formarem, elas trabalhem com protocolos de resultado. Porque hoje a estética não é mais uma coisa muito subjetiva, ela é científica, então a pessoa que vai ao esteticista para fazer um tratamento de oleosidade, para reduzir linha de expressão, quer resultado, não quer simplesmente dizer: “fui ali e cumpri tabela”, ela quer resultados. Hoje a estética é científica, baseada em protocolos, evidências comprovadas e você tem resultados; nós formamos o aluno para isso.

 

Ceulp/Ulbra: Como a estética tem trabalhado nessa busca por resultados efetivos?

Juliane: O avanço científico na estética foi muito importante, porque hoje os protocolos são montados em cima de evidências científicas. Então por exemplo, eu tenho evidência de que tal ativo age de tal maneira, então vou associá-lo num protocolo dessa forma e vou ter um resultado satisfatório. Então os produtos que a gente usa tem estudos, testes clínicos e é comprovada sua eficácia para ter resultado. O cliente quer que o problema dele seja resolvido ou amenizado. Muitas vezes a gente não consegue resolver um problema porque ele não tem cura, mas ele pode ser amenizado e precisa ser amenizado de verdade, não só mascarado. Fora orientações com relação a protetor solar, o homecare, que é como o cliente vai lidar depois em casa, cuidados que ele tem para manter os resultados. E elas aprendem tudo isso, para não termos apenas um bom resultado “em cabine”, ali na hora, mas que o homecare consiga potencializar.

 

 

Ceulp/Ulbra: A Estética tem se destacado pelo avanço na área científica. Diante disso, quais são as principais pesquisas desenvolvidas no curso?

Juliane: A JORNEC tem as publicações semestrais com os artigos científicos expandidos que elas produzem em relação a temática da Jornada. Cada edição da JORNEC tem uma temática, a última, por exemplo, foi sobre empreendedorismo, então elas tiveram que desenvolver artigos que trabalhassem as diversas áreas do empreendedorismo e os professores foram orientando. Em um dos projetos, voltado para a área de desenvolvimento de produtos, a gente desenvolveu um batom e uma vela para massagem com óleo de coco babaçu. É um projeto que nós queremos dar andamento e desenvolver ainda toda uma linha de cosméticos à base do coco. Nós também temos um projeto de pesquisa que há dois anos trabalha com desenvolvimento de cosméticos despigmentantes para a pele, à base de ativos naturais do cerrado. E tendo as formulações dos produtos que desenvolvemos aqui, nós vamos fazer um DemoDay, que é um dia de demonstração para verificar se alguma farmácia tem interesse em comprar a formulação.

 

Ceulp/Ulbra: Qual a infraestrutura que o curso tem, para realizar todas essas atividades e que estão disponíveis durante a formação do aluno?

Juliane: Temos o laboratório de visagismo e aqui contamos com as cadeiras próprias para maquiagem, camarins, lâmpadas especiais e temos parceria com a Inovar e a Catharine Hill, que nos fornecem todas as maquiagens para aula. Também temos o laboratório de estética facial e o de estética corporal, com as macas para os atendimentos e produtos todos descartáveis e por fim o laboratório de cosmetologia. Os equipamentos usados nos laboratórios, tanto facial, quanto corporal são modernos e muito utilizados nas clínicas de estética, então elas aprendem a trabalhar com equipamentos que elas vão precisar usar posteriormente.

 

Ceulp/Ulbra: A clínica escola realiza atendimentos à comunidade periodicamente, como eles ocorrem?

Juliane: Os atendimentos acontecem segunda, terça e quarta e tem um custo de dez reais a sessão individual. No facial, alguns dos procedimentos realizados são limpeza de pele, radiofrequência, aplicação de peeling superficial, peeling diamante, enzimático, máscara de argila, controle de oleosidade. No corporal tem drenagem, massagem modeladora, massagem pantala, massagem com bambu, para diminuir medidas ou fazer drenagem, são vários aspectos que elas trabalham.

 

Ceulp/Ulbra: Quais são as possibilidades de atuação do profissional de Estética e Cosmética no mercado?

Juliane: A gente trabalha na parte do SPA, com por exemplo, vinhoterapia, bambuterapia e relaxamento. Trabalha também com a área de maquiagem, estética capilar, facial, corporal e cosmetologia. O nosso curso foca mais nos últimos três.

 

Ceulp/Ulbra: Depois de formados, quais as principais áreas em que os egressos de Estética têm atuado?

Juliane: A maioria dos nossos alunos trabalham em clínicas para estética facial, corporal ou pré e pós operatório. Muitos trabalham em conjunto com médicos e cirurgiões plásticos, dentro das clínicas o que funciona da seguinte forma: uma pessoa faz uma lipoaspiração e depois dessa cirurgia, ela precisa fazer uma drenagem, então quem faz a drenagem é a/o esteticista que muitas vezes já trabalha com o médico. O paciente sai e já marca para fazer o pós operatório. Nós inclusive temos uma pós aberta nessa área, porque pré e pós operatório é um dos campos que mais tem crescido. E assim, a gente tem egressos atuando até no exterior e isso para gente é muito importante, saber que nossos ex alunos estão trabalhando, ganhando dinheiro e estão bem felizes.

 

Juliane Farinelli Panontin é farmacêutica, graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutoranda em Ciências do ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em 2009 passou a integrar o quadro de professores dos cursos de Farmácia e Estética do Ceulp/Ulbra e assumiu a coordenação do , no início de 2019.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento