O Startup Summit é o maior evento de tecnologia do Sebrae e reúne grandes nomes do setor e CEOs das principais startups do Brasil em Santa Catarina. Em 2019, recebendo mais de 4 mil pessoas e com 170 palestrantes, o evento mostrou potencialidade no fortalecimento da inovação.
Eduardo Gama, egresso do curso de Engenharia de Minas do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, e um dos sócios da startup Minery, participou do evento e nos conta um pouco sobre, “foi uma grata surpresa, ainda não conhecia o ecossistema de Florianópolis e me surpreendi com o alto nível dos participantes envolvidos. O evento trouxe uma dinâmica interessante, de promoção das startups finalistas do programa do Sebrae, o que claramente atraiu diversos investidores e aceleradoras. Os painéis tiveram um cunho mais prático, houveram diversas palestras extremamente técnicas, o que na minha opinião é um marco, pois até então a comunidade lidava com o público de forma mais "inclusiva", introduzindo o universo das startups para os participantes.”
Junto com outros dois sócios, Eduardo criou a Minery a partir de problemas reais enfrentados em seu mercado, utilizando a oportunidade e momento para construir um espaço virtual que oferece de maneira segura o intermédio entre as mineradoras de pequeno e médio porte e empresas interessadas em matéria-prima.
O seu primeiro contato com o mundo das Startups foi durante a graduação, através da Ulbratech. Ganhador na 1ª Startup Weekend do Ceulp/Ulbra em 2016, ele seguiu por esse caminho e continua vinculado a Agência de Inovação Ulbratech, hoje como empresa apoiadora. Em uma parceria incubadora/curso/empresa, mantém uma estagiária de Engenharia Minas trabalhando enquanto incubação não-residente.
Ele relata que o Startup Summit 2019 foi uma maneira de conectar a Minery com outras empresas do setor, “uma das experiências mais interessantes foi poder ouvir diretamente das aceleradoras, números de mercado relacionado a atuação de startups aceleradas no Brasil. Definitivamente esses números trazem uma nova ótica sobre alguns parâmetros que até então, só tínhamos o Vale do Silício como referência.”