A campanha Setembro Amarelo que anualmente mobiliza o país em favor da conscientização e prevenção ao suicídio, está quase chegando ao fim. Mas antes que acabe, o curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas quer entregar mais uma parcela de contribuição a este importante debate. No dia 26 de setembro, às 9h, no miniauditório 543 do Ceulp, ocorrerá a roda de conversa “Ajude seu amigo a pedir ajuda”.
O bate papo gratuito e aberto ao público será mediado pelos professores Iran Johnathan Oliveira e Raphaela Pizani e pelo egresso do curso, Erys Augusto Silva. Cabe ressaltar a importância de profissionais preparados e experientes para falar sobre o tema, que é tão delicado. “Se tem algo que traz paz para o ser humano é o conhecimento. Por isso a necessidade de falar sobre o assunto de maneira ética, técnica e profissional”, reforça o professor Iran Johnathan, que complementa: “[A roda de conversa] tem por objetivo levar conhecimento específico acerca do suicídio para as pessoas ajudarem amigos, familiares, conhecidos, entre outros, a lidarem com a situação”.
Lembramos que o trabalho do Ceulp/Ulbra na promoção da saúde mental de seus alunos ocorre durante todo o ano. Por meio do Alteridade - Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes, os acadêmicos recebem suporte psicológico no processo de ensino e aprendizagem e auxílio ao desenvolvimento de suas habilidades profissionais.
O aluno que desejar atendimento pode procurar o núcleo pessoalmente e em situações especiais, ser encaminhado pelo professor e/ou coordenador do seu curso. Após o acolhimento, o acadêmico tem direito a cinco encontros com aproximadamente trinta minutos de duração; além dele, seus familiares também podem ser orientados pela equipe do Alteridade. Mais informações podem entrar em contato pelo telefone 3219-8037.
O Ceulp/Ulbra abraça a causa do Setembro Amarelo!