Discentes do Ceulp/Ulbra ganham premiação na Fecit

Alunos fazem parte do Núcleo de Agroecologia do Ceulp/Ulbra

Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
24/09/2019 • Atualizado em 24/09/2019 18:18

A Premiação da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) aconteceu no dia 21 de setembro e teve ganhadores do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra. Os estudantes Viviany Sousa Santos, do curso de Farmácia, Davi Maciel Nunes e Samuel Borges de Oliveira, do curso de Agronomia, ficaram em terceiro lugar na modalidade Ensino Superior com o projeto “Uso ecológico dos microrganismos eficientes (EM) na agricultura”.

 

Sob a supervisão da professora doutora Conceição Aparecida Previero, os alunos, que fazem parte do Unitas Agroecológica, expuseram o trabalho que consiste em demonstrar a aplicabilidade dos microrganismos eficientes nas práticas agrícolas sustentáveis.

 

Utilizando o Viveiro de Mudas do Ceulp/Ulbra para a captura, os estudantes realizaram a coleta do EM usando arroz cozido mole aplicado no bambu, amarrado e enterrado em solo fértil durante 7 dias. Após esse período, o bambu foi aberto e ali foram encontrados os microrganismos e bactérias, que foram multiplicados através da manipulação de água sem cloro e açúcar em um balde, que, depois de misturados, foram cobertos por sombrite e deixados por 10 dias, mexendo e adicionando água e açúcar algumas vezes. Depois desse espaço de tempo, o produto ficou pronto para utilização.

 

Os microrganismos eficientes são usados para manutenção do solo, decomposição de matéria orgânica, aumentar a disponibilidade de nutrientes, ajudar no fortalecimento do solo e melhorar a produtividade.

 

“A gente já trabalhava com esses elementos no Unitas Agroecológica, o Núcleo de Agroecologia aqui do Ceulp, e com a aproximação do evento, nós resolvemos fazer esse projeto” relatou Davi Maciel.

 

O projeto levou tempo, como explica Viviany, “a parte documentada foi feita em cerca de um mês, mas a gente já vinha trabalhando há um ano, foram várias tentativas. A parte técnica em um mês conseguimos executar, já sabendo as partes que tínhamos que melhorar”.

 

Samuel, que teve sua primeira apresentação de trabalho científico na Fecit, contou sobre a importância da troca de conhecimento, “achei muito interessante, pois consegui trocar experiências até mesmocom alguns produtores e engenheiros agrônomos, foi bastante gratificante trabalhar com os meninos.”

 

 

Ressaltando sempre a relevância da Feira, a professora, e orientadora do projeto, Conceição Previero, atribui ao evento o espaço para popularização de pesquisas científicas no Estado,“ não deixa de ser uma oportunidade também para eles colocarem aquilo que estão fazendo. Esse projeto é algo que precisa ser popularizado, para mostrar para a comunidade, para os agricultores, que determinadas práticas muitas vezes tem acesso mais fácil, mais em conta, e que também é eficiente, dependendo da forma que você vai fazer. Os microorganismos, quando se dá condições a eles, te dão uma resposta positiva dentro de um sistema produtivo e mais do que isso, é poder usar meios que são sustentáveis, que não agridem o meio ambiente”, declarou.

 

Durante os três dias da Fecit ocorreram as apresentações de 102 projetos de estudantes do ensino infantil ao superior, com 5 projetos do Centro Universitário. Seguindo o cronograma os professores do Ceulp, Cintia Fernandes, Conceição Previero, Darla Vanessa Fortunato Tomm, Darlan Farias e Juliane Farinelli apresentaram palestras e algumas oficinas sobre bioeconomia, saúde, cosméticos, startups e mulheres na ciência.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento