O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) firmaram, na manhã desta quarta-feira, 2, parceria para juntos desenvolverem plataformas voltadas para o fomento das cadeias produtivas no Estado.
O Termo de Cooperação Técnica foi celebrado pelo presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, e o reitor do Ceulp/Ulbra, Marcelo Müller, com a presença da professora Conceição Previero; do diretor de Tecnologia, Ciência e Inovação, Kin Gomides, e da gerente de Agroecologia do Ruraltins, Dryelly Rodrigues.
Segundo o gestor Fabiano Miranda, a formalização dessa parceria visa fortalecer a troca de experiências, além de articular e fomentar espaços de interlocução e desenvolvimento de novas pesquisas no âmbito da agropecuária. “Nessa parceria, nossa proposta é somar esforços junto à instituição de ensino no sentido de desenvolver pesquisas agropecuárias, gerar tecnologias e inovações que vão propiciar soluções competitivas para o desenvolvimento rural e territorial sustentável do Tocantins em benefício da sociedade”, frisou.
Para o reitor Marcelo Muller, a questão social é uma característica da instituição, e fazer parte dessa proposta de desenvolvimento da agricultura no Tocantins é um privilégio. “Para nossa instituição esse termo de compromisso formaliza algo que já ocorre há mais de dez anos, e é um privilégio poder participar e colaborar com a nossa comunidade nessa área tão intensa no Tocantins, que é a agropecuária. Nós, enquanto instituição que trabalha com o ensino, a pesquisa e a extensão, temos muito a colaborar e continuar dando suporte e apoio por meio dessa parceria, construindo história, fortalecendo a agricultura e principalmente, levando o nosso Tocantins para o Brasil e para o mundo”, destacou.
Ao final do encontro, o diretor Kin Gomides convidou o reitor Marcelo Müller e a professora Conceição Previero para conhecerem os projetos que estão sendo implantados na Unidade de Pesquisa e Extensão Rural, no Centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins). Com foco no fortalecimento das cadeias produtivas prioritárias do Estado, o novo empreendimento ocupa uma área de 50 hectares, com a instalação, para este ano, de 15 projetos de pesquisas, entre eles o arroz consorciado com pastagem, feijão, café, maracujá, pimenta, mandioca, acaí, cupuaçu, entre outros, que servirão de vitrines de experimentações, treinamentos e dias de campo voltado aos produtores rurais para replicação em suas propriedades.
[Informações: Ruraltins]