Secretário de Agricultura visita dependências do Ceulp/Ulbra

04/06/2021 • Atualizado em 04/06/2021 18:22

Na última quarta-feira (02), o Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra recebeu em suas dependências a visita do Secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura  do Tocantins, Jaime Café.

 

Estiveram reunidos também o reitor do Ceulp/Ulbra, Marcelo Müller, a professora doutora, Conceição Previero, a diretora do Hospital Veterinário da instituição, Mildre Loraine, o diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade, Fernando Garcia e a gerente de Sociobiodiversidade, Dilciane Viana.

 

Na ocasião foram apresentados espaços como Terraquarium, um ambiente de promoção de conhecimento, proteção da natureza e desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) e o Hospital Veterinário da instituição, o primeiro de Palmas e único do Tocantins. 

 

A ação permitiu a exploração das áreas e dos trabalhos desenvolvidos em cada local. Atualmente o Terraquarium é um oásis no Plano Diretor Sul, de Palmas, em que a transversalidade da temática meio ambiente perpassa em todas as áreas de conhecimento, com atividades e vivências em todos os cursos da instituição.


O ambiente proporciona na prática a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Há ações voltadas para multiplicação de sementes crioulas, produção de mudas de espécies nativas, compostagem de resíduos orgânicos, instalação de agrofloresta produtiva no Cerrado, meliponicultura, além de promover práticas com a sociedade.

 

A atividade foi de grande valia e serviu para firmar o compromisso de parcerias futuras, contribuindo cada vez mais para o apoio às práticas sustentáveis e o  desenvolvimento de uma comunidade mais consciente.

 

 

Sobre o Terraquarium

Iniciado em 2001 como um projeto institucional, quando da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, o Ceulp foi responsável pelo resgate dos animais silvestres no enchimento do lago da Usina. O local foi o centro de recepção dos animais feridos ou encontrados em locais inadequados (residências, locais públicos etc), para posteriores cuidados, quando necessários e retorno ao seu habitat. Também foram resgatadas espécies da família Orchidaceae (as orquídeas), estas foram “fixadas” nos caules das plantas conforme suas afinidades. Após o término do resgate alguns animais permaneceram por um período nesse espaço e depois foram destinados os últimos espécimes para outros Centros de Recepções.

 

A cobertura vegetal na área do Terraquarium é uma parcela preservada do Bioma Cerrado. A fisionomia da vegetação mostra uma grande riqueza em números de espécies, como: pequi, murici, cajuí, mangaba, ipê, jatobá, araçá, grudento, folha larga, puçá, fava de bolota, etc.

 

Saiba mais sobre o Hospital Veterinário

Com um investimento de 8 milhões de reais de infraestrutura arquitetônica e de equipamentos e uma área total de 3.217m2, o Hospital atende animais de grande e pequeno porte para diversos serviços e conta com funcionamento nas áreas de: clínica médica de pequenos animais; clínica de felinos; clínica cirúrgica de pequenos animais; anestesiologia; internação; ortopedia; oncologia; dermatologia; radiologia; ultrassonografia; odontologia; clínica médica de animais de produção e equinos; reprodução; clínica cirúrgica de animais de produção e equinos, laboratório de análises clínicas. Todos os procedimentos possuem uma taxa de custo diferenciado.

 

O Hospital Veterinário dispõe de vários equipamentos para realização de exames, um  aparelho de destaque é o ultrassom vivid – Ultrassonografia Doppler Colorido, que realiza um  exame de alta definição e importante na avaliação do animal, destinada à análise completa do sistema cardiovascular e abdômen do pet e de estruturas superficiais. É um método de exame que utiliza a reflexão do som para obter imagens e diagnosticar diversas doenças.

 

 

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento