Estágio obrigatório e não obrigatório: o que você precisa saber antes de começar

A central de Estágio conecta os jovens graduandos às práticas no mercado de trabalho.

14/09/2021 • Atualizado em 16/09/2021 09:26

Sejam bem vindos! Estamos prontos para atende-los! 

Contar com a possibilidade de um estágio não obrigatório durante a graduação pode ser positivo para o desempenho do universitário e para qualificação profissional. Contudo, é importante saber como conseguir um estágio de acordo com a Lei (11.788/2008). Buscando intermediar esse processo e facilitar a vida dos alunos, o setor de Educação Continuada (EDUCON) disponibiliza aos discentes do CEULP/ULBRA a Central de Estágios em parceria com centros de integrações e grandes empresas.

 

De acordo com o professor e coordenador da Educação Continuada, Luiz Gustavo Santana, a vivência cotidiana da profissão é de extrema importância para a formação do estudante, sendo também a forma mais eficiente de unir a prática e a teoria, ao mesmo tempo que impulsiona e dá visibilidade aos cursos da Universidade.

 

 “O novo conceito de Educação Continuada do CELP/ULBRA surge como uma forma de promover o aperfeiçoamento do aluno no âmbito acadêmico, através dos cursos de extensão e da oferta de pós-graduação. O setor é responsável pela administração dos cursos de especializações Lato Sensu presenciais, os cursos de extensões e assuntos comunitários,  e a pesquisa acadêmica, mas também se preocupa em inserir os alunos no mercado de trabalho através da Centra de Estágios, eles contam com uma assessoria completa com a integração dos Centros de Integrações e as empresas conveniadas que hoje são nossas parceiras”, pondera o professor.

 

Secretária da Central de Estágios, Ana Raquel Serra,  complementa que é através do estágio que os estudantes podem ter o primeiro contato com o mercado de trabalho já dentro da área de atuação escolhida.

 

 “A primeira experiência de trabalho carrega uma importância que vai além do aspecto profissional. O estagiário irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão de extrema importância não só na construção da carreira, mas também no desenvolvimento pessoal”, pontuou.

 

O aluno do curso de Direito do CEULP/ULBRA, Alan Vargas,  tem amplo conhecimento prático obtido através do estágio. Passou pelo setor jurídico do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), atuou no Núcleo de Apoio às Comarcas (NACOM),e está há uma ano na Secretaria da Fazenda do Tocantins (SEFAZ-TO).

 

 “Levarei muitas experiências de cada estagio que passei. O estágio me deu uma noção melhor dos caminhos que tenho que seguir. Pretendo fazer um concurso para atuar como promotor e estagiar”, relata.

 

 “Estou concluindo os dois anos de estágio na clínica de odontologia da CEULP/ULBRA, abracei a oportunidade para vivenciar a realidade do trabalho nos serviços de saúde, desenvolvi e aperfeiçoei minhas habilidades e competências no âmbito do atendimento ao público, gerenciamento e organização do meu trabalho e construção da minha identidade profissional, o estágio é uma oportunidade única”, revela a  estudante do nono semestre de Odontologia, Nádia do Bonfim.

 

Serviço

 

Para protocolar o estágio não remunerado na Central de Estágio via EDUCON, e receber o respaldo e o acompanhamento pontual  por parte da Universidade, os alunos devem acessar o site dos centros de integrações.

 

Se aprovado pelo processo seletivo, o aluno recebe toda assessoria necessária para oficializar e protocolar o contrato. O próximo passo é a formalização dos contratos com as empresas conveniadas. Vale ressaltar que o Centro de Estágios colabora para a inserção dos alunos da CEULP/ULBRA no mercado de trabalho. Acompanha e supervisiona os mais de 750 estágio ativos não obrigatório de todos os cursos ofertados em Palmas.

 

Entenda o papel dos Centros de Integrações e a diferença entre estagio obrigatório e não obrigatório

 

Compete aos Centros de  Integrações

 

Os Centros de Integrações são associações brasileiras, de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública, que, dentre vários programas, possibilita aos jovens estudantes brasileiros, uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, por meio de treinamentos e programas de estágio e aprendizagem.

 

Estágio obrigatório

 

Como o próprio nome já diz o estágio obrigatório é determinante para a formação do aluno. Ele faz parte de grade curricular dos cursos. Existe uma supervisão direta de um responsável, que muitas vezes é um professor.

 

Exige a entrega de relatórios que respaldam a nota da disciplina. Por exemplo: quem opta pelos cursos de licenciatura, precisa ir a uma escola e observar as aulas para observar como um professor atua na prática.

 

Normalmente, o estágio supervisionado e obrigatório tem duração de um semestre. Não existe remuneração.

 

No estágio não obrigatório o aluno se submete a um processo seletivo da empresa, e não há um professor responsável pela sua supervisão. Neste caso, o monitor é o coordenador de àrea ou de setor. 

 

Essa modalidade de estágio pode ter até dois anos de duração em uma mesma empresa,  com uma carga horária de até 6 horas diárias. Os valores da bolsa auxílio variam de acordo com a área e a empresa, mas pode ser em torno de R$ 500,00 a R$ 2.000,00. 

 

Educação Continuada / Extensão e Assuntos Comunitários, Pesquisa, Pós-graduação, Central de Estágios e Internacionalização. Telefone - (63) 3219-8032 / E-mail - educon@ceulp.edu.br

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento