Vem aí a 23ª edição do ENCOINFO

saiba como participar

27/10/2021 • Atualizado em 08/11/2021 14:19

O Encoinfo – Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, está em sua 23ª edição. Começou em 1999 como Encontro de Estudantes de Computação e Informática do Tocantins, daí seu nome original. Com o passar do tempo e a dedicação de seus organizadores, acabou por tornar-se o maior e mais longevo evento da área no Tocantins.

 

Vários profissionais de computação e tecnologia da informação do Tocantins têm seus nomes inscritos nos anais do evento. Inclusive professores, coordenadores e até reitores de diversas instituições de ensino, e não só no Tocantins, mas em todo o Brasil. Profissionais que passaram pelo Encoinfo estão hoje no Canadá, nos EUA e no Reino Unido.

 

Este ano o evento será realizado de forma remota, totalmente gratuito, e contará com palestras de cientistas de renome internacional, sessões técnicas e minicursos.

 

A palestra de abertura é com Fernanda Viégas, da Google, que falará sobre “Visualização de dados: ciência e arte do insight”.

Fernanda Viégas é Cientista Principal do Google, onde co-lidera a iniciativa PAIR (People + AI Research). Fernanda também é Professora Gordon McKay de Ciência da Computação em Harvard, e Professora Sally Starling Seaver do Radcliffe Institute for Advanced Study. Sua pesquisa em interação humano-IA foca em transparência e interpretabilidade. Ela é conhecida por seu trabalho de visualização social e colaborativa, e os sistemas que sua equipe criou são usados diariamente por milhões de pessoas. Viégas também é conhecida por obras de arte baseadas em visualização, que fazem parte da coleção permanente do Museum of Modern Art de Nova York. Seu trabalho artístico influenciou práticas de design contemporâneo como por exemplo, técnicas usadas na mídia em todo o mundo para exibir a previsão dos ventos.

 

 

As sessões técnicas apresentarão os artigos científicos que foram submetidos e aprovados pelo Comitê Técnico. Os artigos publicados no ENCOINFO resultam de trabalhos realizados por alunos e pesquisadores em diferentes níveis de ensino (ex.: trabalhos de conclusão de curso, trabalhos mais complexos realizados em disciplinas, projetos de pesquisa e iniciação científica, monografias de pós-graduação). Como forma de retorno e avaliação de desempenho, os artigos submetidos são sempre avaliados por revisores de fora do Estado, o que não só acrescenta em conhecimento e garante a imparcialidade das avaliações realizadas como também amplia o alcance dos trabalhos apresentados. Cada participante no evento poderá participar dos minicursos oferecidos. Nestas edições os temas são:

  • Testes em JavaScript: um chamado à aventura
  • Aplicações PHP do jeito fácil e organizado, slim framework com injeção de dependência e templates
  • Desenvolvimento de aplicativos para desktop com UWP
  • ElectronJS: criando softwares desktop com HTML, CSS e JavaScript
  • Introdução a Arquitetura de Microsserviços
  • Introdução ao Desenvolvimento Web com Django

 

Para participar do evento a inscrição pode ser feita pelo site http://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2021/

 

Com eventos dessa natureza o CEULP/ULBRA vem contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, para a formação de recursos humanos para a pesquisa e para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento