Centro de Apoio Veterinário com atendimento disponível durante a feira, orientações sobre a utilização de cães para o manejo de outros animais que auxiliam o homem no campo, análise do sêmen bovino e outras atividades movimentam a PEC Show, durante os dias 28,29 e 30 com a participação do CEULP/ULBRA. A universidade se destacou no evento pelo caráter educativo do stand organizado pelos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia na feira de exposições.
Professora do curso de Medicina Veterinária, Ana Luiza Guimarães acompanhou os alunos que participam da feira e representou a Instituição durante uma roda de conversa realizada na manhã da última sexta-feira (29).
“Participamos, junto a outros profissionais e produtores do setor da ovinocultura, de um debate sobre aspectos ligados a sanidade e reprodução genética desses animais, discutindo o que pode ser feito para melhorar esse status sanitário, uma vez que a alteração na conduta de saúde pode afetar os índices de produção”, pontua.
Ana Luiza explicou que apesar do Tocantins ser um estado propenso para a bovinocultura, é preciso levar os alunos a ter um contato direto com essa realidade. “Alcançamos o objetivo de estreitar os laços com a Seagro, levamos o Centro de Atendimento Veterinário, uma extensão do atendimento que realizamos no Hospital Veterinário e tivemos uma grande procura”, detalha.
A professora destacou que o evento também proporcionou a aproximação dos alunos do curso de medicina veterinária do contexto de atuação profissional. “Iniciamos o diálogo sobre novos estágios para nossos alunos”.
Termo de Cooperação Técnica
O CEULP/ULBRA também marcou posição durante a abertura oficial do evento, quando foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica entre CEULP/ULBRA e Seagro, através de documento assinado pelo governador do Tocantins em exercício Wanderlei Barbosa e o reitor Marcelo Müller.