O egresso do curso de Farmácia do CEULP/ULBRA, William Chrystian, foi aprovado no Programa de Residência em Oncologia e Hematologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O programa é referência mundial na área de oncologia e é considerado de alta complexidade. William se junta aos inúmeros egressos do Ceulp/Ulbra a ingressar em um programa de qualificação profissional logo após a graduação.
Graduado desde 2020, o farmacêutico sempre participou de programas de extensão e pesquisa desenvolvidos dentro da universidade, muitos voltados para a área que agora ele se especializa.
“Sempre estive bastante envolvido com as atividades dentro da universidade, e o curso de Farmácia me proporcionou muitas oportunidades. Participei do programa PET como voluntário, fui aprovado no PROICT com o projeto da Professora Juliane, que rendeu publicação de artigo em uma revista internacional. Fui monitor de disciplinas e fundei a Liga multidisciplinar de oncologia, onde a gente desenvolvia várias atividades, tanto para a comunidade acadêmica quanto externa”, afirma.
Os programas de Iniciação Científica (PROICT) e Educação pelo Trabalho (PET) são a porta de entrada de muitos alunos para a área da pesquisa e futuramente a escolha da área de atuação do acadêmico, e abrangem todos os cursos da Universidade. Além desses programas, o Ceulp/Ulbra também conta com o PIBIC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.
Na Ulbra, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos são apresentados durante a Jornada Científica, organizada pelo PROICT, junto com a Fundação Ulbra (Fulbra). Para participar dos programas, os alunos devem estar em contato com os professores dos seus cursos e ligas acadêmicas de pesquisa, como a criada por William.
“Eu me envolvi com tudo que a Ulbra e o curso de farmácia ofereceu nestes 5 anos de academia, projetos de ensino, pesquisa e extensão”, complementa. “Os professores do curso de farmácia e biomedicina sempre me apoiaram, deram suporte, e me envolveram nas atividades.”